Vale Fertilizantes apoia criação de associação para mulheres da Barra do Azeite

• Escrito por  PLANIN
  • Publicado em Demais

Fundação do grupo de mulheres costureiras faz parte do sucesso de iniciativa do Programa de Educação Ambiental e Cidadania

Para um grupo de mulheres da comunidade de Barra do Azeite, em Cajati (SP), a habilidade de lidar com linhas e agulhas resultou em consistente mudança em suas vidas: a Associação “Mãos de Ouro”, fundada no último dia 30 de agosto. A iniciativa é fruto das ações promovidas pelo Programa de Educação Ambiental e Cidadania, apoiado pela Vale Fertilizantes, com condução do Degraf Instituto e parceria da prefeitura local.

O grupo de mulheres faz parte de uma das frentes de atuação do programa de Educação Ambiental e Cidadania na região, que tem como objetivo transformá-las em cidadãs participativas, debater e compartilhar as políticas públicas locais, além de ofertar qualidade de vida e recuperação de papel social das comunidades impactadas.

Juntas, as participantes realizavam há dois anos atividades por meio de um grupo de corte e costura dentro de uma escola pública da região. Elas confeccionavam as mais variadas peças artesanais com doações de lona de banners e tecidos ofertados por empresas locais. A ação tinha como objetivo a geração de renda extra e a melhora nas condições de vida e sociais de suas 15 integrantes e suas famílias.

Para o gerente Industrial de Cajati, Mario Sena, a entidade é um marco na história do Programa, visto que exemplifica o sucesso da iniciativa e o impacto positivo no resgate da autoestima dessas pessoas. “Estamos honrados por compartilhar de um momento tão importante na vida desse grupo. A formalização da associação demonstra a evolução das atividades, o conhecimento absorvido e o resgate do papel social que possibilita, agora, que o grupo caminhe de forma totalmente autônoma”, afirma Sena.

Com a oficialização, a associação contará com personalidade jurídica, além de local específico para realização das atividades. A expectativa é que o conhecimento seja disseminado para novas participantes e que a entidade cresça a partir do poder de influência das novas empreendedoras.

Membro da Associação de Mulheres da Barra do Azeite “Mãos de Ouro”, Bruna da Encarnação relata a importância que a participação no grupo vem fazendo na sua vida. “Estar aqui é como uma terapia para mim. Desenvolvi amizades sinceras e fortaleci minha vontade de aprender. Junto com as outras mulheres, dividimos experiências, alegrias e nossos medos. Isso vai muito além do aumento da renda, é algo que levarei para a vida”, afirmou Bruna durante a cerimônia de formalização, que elegeu também a diretoria da Associação.