Presidente da Ambev vai às ruas de São Paulo em prol do consumo inteligente de bebidas alcoólicas

• Escrito por  Grupo Máquina
  • Publicado em Demais

Na manhã de hoje (16), o presidente da Ambev, Bernardo Paiva, passou por bares e restaurantes da região central de São Paulo para distribuir materiais informativos sobre a importância de cumprir a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, de não consumir em excesso ou associado à direção. A ação faz parte do Dia de Responsa, data em que a Ambev celebra o compromisso com a promoção do consumo inteligente de cerveja.

O dia do executivo teve início no bairro da Mooca onde, junto com alguns vice-presidentes e o time de vendas, se preparou para ir às ruas para levar essa importante mensagem aos pontos de vendas atendidos pela cervejaria. Depois, o presidente seguiu para o centro da capital para pregar cartazes e conversar com donos e garçons de estabelecimentos da região. “Temos um grande desafio que é fortalecer a cultura da moderação, por isso, é muito importante engajar todos os nossos parceiros, que vão desde os funcionários até os pontos de vendas e o próprio público”, destaca Paiva. Além da mobilização com os colaboradores, a Ambev engaja nesse dia uma verdadeira Rede de Responsa, que inclui personalidades da web, artistas, clubes de futebol, ONGs, atletas e associações.

Presidente da Ambev, Bernardo Paiva, visita bares e restaurantes da região central de São Paulo no Dia de Responsa

DIA DE RESPONSA

Em 2016, a Ambev celebra a sétima edição do Dia de Responsa, data criada pela companhia no Brasil para promover o consumo inteligente de bebidas alcoólicas. A iniciativa também foi adotada pela Anheuser-Busch InBev (ABI), grupo do qual a Ambev faz parte, e é comemorada em outros 24 países onde a empresa atua. Só aqui no Brasil, a cervejaria vai mobilizar mais de 32 mil funcionários. Considerando todas as operações da ABI, mais de 155 mil pessoas estarão envolvidas em ações para disseminar mensagens sobre a importância de não vender, servir ou estimular o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos, não consumir em excesso ou associado à direção.

PROGRAMA AMBEV DE CONSUMO RESPONSÁVEL

Desde o lançamento do Programa Ambev de Consumo Responsável, em 2013, a Ambev já desenvolveu uma série de iniciativas para evitar que menores de 18 anos consumam bebidas alcoólicas, que as pessoas bebam e dirijam ou que consumam em excesso. A companhia está alinhada com a Organização Mundial de Saúde, que definiu essas três prioridades para nortear as ações de combate ao uso indevido de bebidas.

Um importante exemplo da eficiência do esforço conjunto pela prevenção do consumo por menores de 18 anos é o Cidade Responsável, projeto pioneiro da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), da qual a Ambev faz parte. Em prática há dois anos em São Bernardo do Campo (SP), o programa tem como base seis pilares: educação, saúde, comunidade, compra e consumo, parcerias e comunicação. Com o apoio da prefeitura, secretarias municipais, redes de ensino, hospitais, e dos sindicatos regionais de bares, restaurantes, supermercados, hotéis e lojas de conveniências, o projeto é um verdadeiro trabalho em rede em prol do consumo inteligente em todo o município.

Outra importante ação em rede é o Na Responsa!. Por meio da cultura, do esporte e do lazer, o projeto forma uma juventude mais saudável e consciente. O programa da Ambev atua em parceria com ONGs no Brasil para conscientizar famílias e jovens menores de 18 anos em comunidades de baixa renda. Desde 2010, o Na Responsa! já impactou mais de 22 mil jovens, capacitou 7 mil líderes comunitários e educadores, e reuniu mais de 158 mil pessoas em eventos e programas de conscientização. Todas as ONGs desenvolvem atividades com os jovens de suas comunidades, além de mobilizar comerciantes locais. Os projetos são acompanhados de perto pela Ambev, que ajuda no desenvolvimento, dando suporte e organizando workshops para que as instituições compartilhem experiências e melhores práticas.

Para citar mais um exemplo, a Ambev também promove o Bar de Responsa, uma ampla plataforma de treinamento sobre consumo inteligente para profissionais que servem e vendem bebidas alcoólicas em bares, restaurantes e eventos. O objetivo é que essas pessoas transformem a venda responsável de bebidas em um compromisso pessoal e que repliquem esse conhecimento, tornando-se embaixadoras dessa causa. O material didático foi criado e adaptado pela Ambev, com colaboração de professores do Centro Paula Souza, do Governo do Estado de São Paulo. Atualmente, mais 350 mil pessoas em todo o país já passaram pelo treinamento.

Acompanhe as notícias e novidades da Ambev também no site www.ambev.com.br e nas redes sociais: www.facebook.com/ambev, www.twitter.com/ambevbrasil e www.linkedin.com/company/ambev.