TOKIO MARINE SEGURADORA

Para idealizadora do programa Amigo PME, Lei Rouanet deve ser incentivada e não desmoralizada

  • Escrito por  Ricardo Voigt e Lucas Karas 
  • Publicado em Demais
  • Imprimir

Maria Teresa Fornea usa o exemplo do Amigo PME para ressaltar que a Lei ainda pode ser uma importante ferramenta de democratização da cultura no Brasil

“Não desista da Lei Rouanet”. Este é o apelo de Maria Teresa Fornea, diretora financeira do Conglomerado Financeiro Barigui e uma das idealizadoras do projeto Amigo PME, primeiro programa gratuito de educação financeira e gestão voltado para o micro e pequeno empreendedor aprovado pela Lei de incentivo à cultura no Brasil.

Para a diretora, com os recentes casos de escândalos e fraudes envolvendo a lei, “é preciso reconsiderar a forma de como ela pode ser utilizada na prática”. “Por conta desses escândalos e projetos ‘sem sentido’, a Lei Rouanet vem sendo vista como motivo de piada. Mas é preciso olhar com mais carinho para estas campanhas que contam com o apoio da lei”, afirma.

Maria Teresa justifica que a lei ainda funciona e é muito importante para o desenvolvimento cultural do Brasil. “O projeto tem que ter um impacto direto e positivo na realidade das comunidades e garantir o acesso aos diversos tipos de cultura, como a da educação financeira, por exemplo”, ressalta, citando o caso do programa Amigo PME.

“Imagine só os benefícios que geram o aprimoramento da forma de gerenciar uma empresa. É a cultura da administração, do gerenciamento em pauta. De ajudar a colocar a economia do Brasil nos eixos. Existe espaço para que projetos com este caráter entrem em pauta e consigam apoio da Lei Rouanet”, destaca a diretora.

Promover mudanças - No caso do Amigo PME, o objetivo é provocar uma mudança no comportamento dos empreendedores, através da educação financeira e de gestão. O projeto é totalmente gratuito e vai disponibilizar, por meio de vídeo-aulas, artigos e entrevistas, um conteúdo que vai ajudar o micro e pequeno empresário a administrar o negócio de maneira mais eficiente.

O programa se insere numa área em crescimento no país. Atualmente, existem no Brasil cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas. Além disso, o Índice de Confiança dos Pequenos Negócios em junho registrou a melhor marca de 2016, atingindo 98 pontos, dois acima em relação a maio e um ponto a mais do que foi registrado em junho do ano passado.

Para atender esse público, além do conteúdo disponibilizado através do site amigopme.com.br, ao final do programa, as informações mais relevantes e os melhores “cases” vão ser compilados em um documentário. “Para que outros projetos semelhantes sejam aprovados pela Rouanet, é necessário que a cultura seja entendida como um espaço de realização da cidadania e da conscientização dos cidadãos”, afirma Maria Teresa.

A diretora finaliza afirmando que, por mais que existam casos de fraudes e desvio da finalidade, a Lei Rouanet ainda é uma ferramenta fundamental para democratizar o acesso à cultura. “A Lei Rouanet não pode ser generalizada e desmoralizada. O problema não está na lei, mas no desvio de sua finalidade. É necessário que os empresários revejam a forma de pedir o apoio da lei e passem a apresentar projetos consistentes e que realmente mudem a realidade das pessoas”, destaca.

Sobre o Amigo PME

O Amigo PME é um projeto que surgiu para auxiliar o micro e pequeno empresário no desenvolvimento e na administração do negócio próprio. O programa é dividido em oito módulos. A cada mês, um tema diferente é trabalhado por meio de vídeo-aulas, sempre fazendo a conexão entre a teoria e a prática. Além disso, no site amigopme.com.br, é possível consultar artigos, colunas e cases de sucesso para ampliar ainda mais a compreensão da área do microempreendedorismo, que só cresce nos últimos anos. São parceiros do programa a Associação Comercial do Paraná, a FAE Centro Universitário, o Grupo RIC, Águia Florestal e o Hospital Angelina Caron. A Barigui Conglomerado Financeiro, o Ministério da Cultura e o Governo Federal são responsáveis pela realização do projeto.

Tags: Amigo PME, microempreendedor, educação financeira, Lei Rouanet, aulas gratuitas,

Hashtag oficial: ‪#‎amigopme

Siga o Facebook do Amigo PME: https://www.facebook.com/amigopme/

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo