Logo
Imprimir esta página

CNI Sustentabilidade discute novos padrões de consumo

Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), evento ocorrerá no dia 22 de setembro, no Rio de Janeiro. Haverá divulgação de pesquisa sobre uso sustentável da biodiversidade pela indústria brasileira

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizará em 22 de setembro, no Hotel Sofitel, no Rio de Janeiro, a quinta edição do CNI Sustentabilidade, cujo tema será Biodiversidade e florestas: novos modelos de negócios para a indústria do amanhã. O evento reunirá empresários e especialistas brasileiros e estrangeiros que debaterão os desafios e as oportunidades para a indústria quando valores éticos e socioambientais, como transparência, respeito a comunidades e conservação do meio ambiente, reorientarem os padrões de consumo.

De acordo com a diretora de Relações Institucionais da CNI, Mônica Messenberg, o encontro buscará apoiar gestores empresariais a lidarem com as transformações do mercado e verificar novas oportunidades trazidas pelo desenvolvimento tecnológico, novos padrões de consumo e preocupação com a conservação de recursos naturais. “Nesse cenário, o Brasil apresenta vantagens em relação aos demais países, já que, por exemplo, 60% do território é coberto por florestas e o país possui a maior biodiversidade do planeta”, destaca Mônica.
Entre os destaques está Boyd Cohen, especialista norte-americano em empreendedorismo, inovação e cidades inteligentes. Ele é coautor do livro Capitalismo Climático, lançado em 2011 em parceria com Hunter Lovins. Estão previstas ainda a presença do ministro de Meio Ambiente, Sarney Filho, do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e de Eliezer Batista, ex-ministro de Minas e Energia e de Assuntos Estratégicos.

O evento está divido em dois painéis. No primeiro, intitulado A influência dos valores socioambientais nos padrões de produção e consumo, serão debatidas tendências de mercado com a inserção de aspectos éticos e relativos à sustentabilidade, como respeito a comunidades e conservação do meio ambiente. Entre os participantes desse debate estão Marcos Troyjo, diretor do BRICLab na Universidade Columbia, Klaus Topfer, ex-ministro do Meio Ambiente, Conservação e Segurança Nuclear da Alemanha e diretor-executivo do Advanced Sustainability Studies do Instituto Potsdam, e o presidente da Votorantin Cimentos, Walter Dissinger.

BIODIVERSIDADE E FLORESTAS – O segundo painel, cujo tema é O Papel do Mercado na Valorização das Florestas e da Biodiversidade, discutirá os desafios e as oportunidades para o Brasil no uso sustentável e conservação de florestas e da biodiversidade. Os painelistas serão o diretor-geral do Forest Stewardship Council, Kim Carstensen, e o diretor-executivo da Union for Ethical Biotrade, Rik Kutsch Lojenga. A diretora da Divisão de Integração, Parcerias e Comunicação da Secretaria Executiva da Convenção de Diversidade Biológica da Organização das Nações Unidas (ONU), Amy Fraenkel, e o vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade para a América Latina da Novozymes, Pedro Luiz Fernandes, estão entre os debatedores.

Além disso, será divulgada a pesquisa Retrato do uso sustentável de recursos da biodiversidade para a indústria brasileira, realizada com 120 executivos de pequenas, médias e grandes empresas. Entre os dados do levantamento estão o grau de atenção das empresas ao uso sustentável da biodiversidade, que tipos de práticas de conservação de biodiversidade são mais comuns e quais os desafios para o Brasil aproveitar seu potencial nesse mercado.

DEBATES PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - Os encontros CNI Sustentabilidade ocorrem anualmente com debates sobre as tendências de mercado, tecnologias inovadoras e oportunidades de negócios que aliam a sustentabilidade e competitividade. A iniciativa é um desdobramento das articulações da indústria brasileira durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20. Desde 2012, a CNI realiza o evento, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e coloca em pauta temas ambientais relevantes e atuais no cenário mundial. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também apoia o evento.

Veja a programação completa do CNI Sustentabilidade no Portal da Indústria

SERVIÇO

Evento: CNI Sustentabilidade – Mudanças Climáticas
Data e horário: 22 de setembro (quinta-feira), das 9h às 17h
Local: Hotel Sofitel - Avenida Atlântica, 4240, Copacabana, Rio de Janeiro

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Copyright ©2002-2016 Clipp Segs - Portal Nacional - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Maxthon, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto