QEdu disponibiliza dados do Ideb 2015 para consulta

• Escrito por  Fernanda de Almeida
  • Publicado em Demais

Divulgado ontem (8/9) pelo MEC, os resultados do Ideb 2015 já estão disponíveis para consultas no QEdu, a maior plataforma de dados educacionais do país. O site disponibiliza uma consulta profunda aos dados, que permite analisar, comparar e combinar informações de uma única escola até a escala nacional em poucos cliques. Dessa forma, as informações se tornam acessíveis por meio de uma tecnologia descomplicada que facilita a compreensão de gestores e educadores, além de outros profissionais que trabalham com esses dados.

Criado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep) em 2007, o Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil e sintetiza, em um único indicador de zero a dez, dois conceitos importantes para aferir a qualidade do ensino no país: o fluxo escolar (taxa de aprovação) e o aprendizado.

A meta para o país é alcançar a média 6,0 para os anos iniciais até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Suécia. O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação.

Ao disponibilizar o Ideb e outros dados educacionais, o QEdu, apoiado pela Fundação Lemann, contribui para uma educação de qualidade, oferecendo mais e melhores dados, aprimorando a interface de consulta e, principalmente, atendendo à demanda dos gestores educacionais com análises aprofundadas. “Temos como missão ser uma central de dados relevantes para a educação e, como parte disso, disponibilizamos com agilidade essas informações, de maneira visual e intuitiva, o que agrega inteligência e promove melhores escolhas na educação”, afirma César Wedemann, CEO do QEdu.

Os dados do Ideb 2015 estão disponíveis também no QEdu Dados, uma das novidades da startup, que visa se tornar uma central de dados relevantes para a educação.