Brasil de Tuhu leva animação e música para diversas cidades brasileiras
Na programação, concertos interativos em escolas públicas e oficinas de musicalização para educadores
A partir do dia 12 de setembro, o Brasil de Tuhu viajará em turnê pelo Brasil para uma série de eventos que inclui vivência musical, oficina gratuita de capacitação em musicalização infantil, e concertos didáticos com o renomado Quarteto Radamés Gnattali para alunos de quatro escolas públicas. A viagem faz parte da turnê do programa que em 2016 leva os concertos para outras oito cidades e oferece a vivência em seis delas. Os primeiros municípios visitados serão Rio Grande (RS) e Vitória (ES).
Impulsionado pela Lei Federal nº 11.769/2008, que inclui a música na grade curricular das escolas, o Brasil de Tuhu realiza desde 2009 diversas ações gratuitas voltadas para a ampliação da educação musical no Brasil. Com os concertos didáticos o programa já percorreu mais de 140 escolas públicas de 36 municípios de 17 estados do país, levando a música para mais de 15 mil jovens. Além de assistir aos concertos, estudantes também têm a oportunidade de participar das apresentações, conhecendo instrumentos como o violino, a viola e o violoncelo e interagindo com os músicos em brincadeiras musicais que trabalham noções de ritmo, harmonia e melodia.
Enquanto isso, professores e educadores poderão participar de oficinas de capacitação em que são apresentadas técnicas e exercícios para a prática da musicalização em sala de aula. As atividades combinam jogos, performances e diferentes recursos didáticos para estimular a expressão e o conhecimento da música como prática coletiva.
“O objetivo dos encontros é estimular o pensamento, a expressão e o conhecimento a partir da música, além de ajudar na transformação do atual cenário do ensino musical nas escolas país afora”, afirma Carla Rincón, violinista do Quarteto Radamés Gnattali e coordenadora pedagógica do Brasil de Tuhu.
Toda a inspiração para as ações do programa surgiu a partir do “Guia Prático”, de Heitor Villa-Lobos. Trata-se de uma coletânea de cantigas de roda rearranjadas pelo maestro e compositor brasileiro nos anos 30, resultado de sua incursão pelo país em busca dos elementos formadores de nossa cultura. “Tuhu” era o apelido de infância do maestro, e por isso foi escolhido para compor o nome do projeto. O Brasil de Tuhu é uma realização da Baluarte Cultura, ao lado do Quarteto Radamés Gnattali, e conta com patrocínio da Wilson Sons via Lei Rouanet.
Sobre o Brasil de Tuhu
Criado em 2009 pela Baluarte Cultura e pelo Quarteto Radamés Gnattali, o programa Brasil de Tuhu realiza diversas ações gratuitas, presencias e digitais, com o intuito de contribuir para a ampliação da educação musical no país. Além dos Concertos Didáticos em escolas municipais e da Vivência Musical para educadores, tem ainda o aplicativo Tuhu Musical com jogos educativos para crianças de 4 a 8 anos, as Videoaulas com grandes instrumentistas da música brasileira, a Rádio Tuhu com podcasts temáticos sobre personalidades da música, a Revista Tuhu onde importantes aspectos da educação musical são debatidos e a guia didática Brincando de Música com Tuhu, uma ferramenta de auxílio a educadores com referências de exercícios para a prática de musicalização em sala de aula. Em 2016 o programa lança ainda o CD “Brasil de Tuhu VOL I” com 14 músicas do Guia Prático do Villa Lobos interpretadas pelo Quarteto Radamés Gnattali e grandes convidados como Zeca Pagodinho, Elba Ramalho, Joyce Moreno e Mauro Senise, entre outros.
O conteúdo completo, assim como a agenda das ações presenciais, pode ser acessado através do site wwww.brasildetuhu.com.br.
Sobre a Baluarte
Idealizadora do programa Brasil de Tuhu, a Baluarte Cultura tem como missão viabilizar ações culturais criativas e transformadoras, especialmente iniciativas que buscam a convergência entre a cultura e educação. Sediada no Rio de Janeiro, a empresa é especializada em consultoria, gestão e capacitação cultural. A expertise em leis de incentivo, idealização e gestão de projetos e assessoria para investimentos em cultura resultaram, nos dez anos de atuação da empresa, em mais de 70 projetos realizados no Brasil e exterior.
Sobre o Quarteto Radamés Gnattali
Vencedor dos prêmios Rumos Itaú 2007 e XIII Prêmio Carlos Gomes como melhor conjunto de câmara do Brasil em 2009, indicado para o Grammy Latino 2012, Prêmio da Música Brasileira 2013 e Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro 2012-2013, o Quarteto Radamés Gnattali despontou como o primeiro no mundo a gravar em DVD e BluRay os 17 Quartetos de Cordas do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Formado por Carla Rincón (violino), Andréia Carizzi (violino), Marco Catto (viola) e Hugo Pilger (violoncelo), o Quarteto tem um repertório basicamente dedicado à música brasileira e possui em sua trajetória participação nos principais festivais e eventos de música câmara, como a Bienal da Funarte, MIMO, Festival Villa-Lobos e Festival Internacional de Campos do Jordão.
Sobre a Wilson Sons
Uma das maiores operadoras de serviços portuários, marítimos e logísticos do Brasil, a Wilson Sons iniciou suas atividades em 1837, em Salvador, Bahia. Nesses mais de 175 anos de existência, a companhia se estabeleceu pela gestão de seus negócios nos segmentos de terminais portuários, rebocagem portuária e oceânica, apoio marítimo a operações offshore, logística, agenciamento marítimo e indústria naval.
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".