Reator de terceira geração da Rosatom é conectado à rede elétrica da Rússia

• Escrito por  ​Nelza Oliveira
  • Publicado em Demais

Estatal russa, que mantém escritório no Rio de Janeiro, vai apresentar essa e outras novidades durante o Seminário Internacional de Energia Nuclear (SIEN 2016)

O primeiro reator de terceira geração do mundo, entregue pela Rosatom, foi conectado este mês à rede elétrica da Rússia. O reator está operando na usina de Novovoronezh, localizada na cidade de mesmo nome. Na atual fase de teste produziu 240 MW de energia, mas tem capacidade de gerar até 1.200 MW. A Rosatom é hoje a maior fornecedora de usinas nucleares no mundo e a nova operação abre ainda mais oportunidades de ampliação da presença da estatal russa no mercado global. Os chamados reatores de terceira geração possuem mais longevidade, eficácia e segurança, além de cumprir com todos os rigorosos requisitos da Agência Internacional de Energia Atômica após o incidente de Fukushima, no Japão, em 2011.

A Rosatom, que mantém escritório no Rio de Janeiro para atender ao Brasil e a toda a América Latina, vai apresentar essa e outras novidades durante o Seminário Internacional de Energia Nuclear - SIEN 2016, que acontece nos dias 20 e 21 de setembro no Centro Cultural Fundação Getúlio Vargas, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. A estatal russa participa pelo terceiro ano consecutivo do evento. Além de palestra, a Rosatom terá espaço na 2ª Exponuclear, feira de negócios paralela que fez muito sucesso em sua primeira edição no ano passado. Além do reator conectado no dia 5 de agosto, está prevista a entrada em operação de uma sétima unidade – já em construção e que deve ficar pronta em 2018.

O SIEN 2016 tem por objetivo dinamizar o debate e apresentar soluções e novas tecnologias para o desenvolvimento nuclear, criando um espaço importante para a discussão e intercâmbio técnico-profissional, além de um ambiente favorável para a realização de negócios. Tendo como tema central este ano “Um novo modelo de financiamento para o negócio nuclear”, o SIEN reúne empresas públicas e privadas, governo, fabricantes de equipamentos, suprimentos, tecnologia, empresas de engenharia e projetos, institutos de pesquisa, associações técnicas, profissionais e empresariais, nacionais e internacionais.

O evento, promovido anualmente pela Planeja & Informa Comunicação e Casa Viva Eventos, contará nesta sétima edição com a parceria da FGV Energia, Centro de Estudos e Pesquisas da Fundação Getúlio Vargas. Além da Explonuclear, o O SIEN 2016 promove nesta edição o inédito 1o ETEN - Encontro sobre Tecnologia em Engenharia Nuclear para Fins Pacíficos, visando um intercâmbio tecnológico permanente no setor.

As inscrições para o SIEN 2016 podem ser feitas pelo e-mail [email protected], www.sienbrasil.com, além dos telefones (5521) 2215-2245 / 2244-6211. As empresas interessadas em participar do SIEN 2016 e da EXPONUCLEAR como patrocinadoras ou trazendo suas tecnologias para a mesa de debates, podem entrar em contato com a Planeja e Informa Comunicação e Marketing através do e-mail - telefone: (55 21) 2215-2245. Sócios da Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben), da ABDAN, da FEBRAE e do Instituto de Engenharia, da ABCE, da ABRAGET e da ANACE têm 10% de desconto na inscrição.