Estão abertas as inscrições para o III Concurso de Imagens em Ciências da Vida

• Escrito por  Vitoria Kennedy
  • Publicado em Demais

Competição que conta com apoio da ZEISS pela terceira edição é aberta ao público acima de 18 anos e terá premiação em quatro categorias

As inscrições para o III Concurso de Imagens em Ciências da Vida do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP já estão abertas e podem ser realizadas até o próximo dia 23 de setembro. A competição, que tem como objetivo a divulgação de imagens que despertem o interesse pela arte, ciência e pesquisa nos campos da astronomia e microscopia, conta com apoio cultural da ZEISS – empresa líder mundial de tecnologias altamente inovadoras – e com a parceria do Planetário de São Paulo. O concurso é aberto a todos os interessados com mais de 18 anos e sem custo de inscrição.

Nesta edição, a competição será dividida em quatro categorias – uma a mais que as anteriores. São elas: Microscopia Eletrônica, Campo Claro, Fluorescência e, pela primeira vez, Astronomia. As fotografias de astronomia deverão ser produzidas com câmeras digitais, podendo ou não ter o auxílio de telescópios e lunetas.

Inscrições – Assim como o edital completo, a ficha de inscrição está disponível no site do ICB (www.icb.usp.br) e deve ser preenchida e enviada para o e-mail , junto da imagem escolhida e algumas informações complementares (título técnico ou artístico escolhido para a fotografia, uma breve explicação sobre seu conteúdo, técnica e equipamento utilizado, além da categoria a qual pertence). O tamanho máximo das fotografias a serem submetidas é de 300kb e o formato digital solicitado é JPG.

Avaliação – A avaliação das imagens será feita de acordo com a originalidade, impacto visual, qualidade técnica e conteúdo informacional apresentado. O vencedor do concurso será selecionado a partir da disputa dos quatro primeiros lugares de cada categoria. Os segundos, terceiros e quartos lugares classificados na primeira etapa de julgamento receberão um kit ZEISS e certificados de menção honrosa. Os selecionados para a segunda etapa receberão certificados de suas respectivas classificações, bem como as seguintes premiações:

• 1° lugar – Exolens com lente ZEISS (lentes para fotografia que são acopladas ao celular) e uma Lupa Stemi DV4
• 2° lugar – VR One Zeiss – Óculos de realidade virtual
• 3° lugar – VR One Zeiss – Óculos de realidade virtual
• 4° lugar – VR One Zeiss – Óculos de realidade virtual

Exposição – Até o final de 2016, as nove imagens classificadas, além de outras selecionadas, deverão fazer parte de duas exposições: uma montada no saguão da Diretoria do ICB e outra itinerante.

Sobre a ZEISS
O Grupo Carl Zeiss AG é hoje um líder mundial de tecnologias altamente inovadoras nas indústrias médica, ótica, mecânica de precisão e sistemas microscópicos de visualização eletrônica. Há mais de 160 anos a ZEISS contribui com o progresso tecnológico mundial ao promover a criação, medição, análise e processamento de dados nas mais diferentes áreas. A companhia está presente em mais de 40 países, com cerca de 40 unidades de produção, mais de 50 centros de assistência e distribuição e quatro centros de pesquisa e desenvolvimento. A multinacional foi fundada em 1846 na cidade de Jena e, atualmente, sua sede fica em Oberkochen, na Alemanha.