Setembro: Mês de celebrar o vinho na Califórnia e no Brasil

• Escrito por  Helena Heringer
  • Publicado em Demais

A equipe de Sommeliers da Wine.com.br dá dicas de vinhos da Califórnia para quem quiser entrar no clima dos eventos que ocorrem no estado americano - que é o quarto maior produtor de vinhos do mundo

Setembro é o mês do vinho na Califórnia, conhecido por lá como California Wine Month. É nesse período que a maioria das vinícolas do estado americano fazem a colheita de suas uvas e celebram o resultado do trabalho de produtores da região. Durante todo o mês ocorrem mais de 50 eventos entre degustações, festas, concertos, ofertas especiais de vinho e comida em todo o estado. Entre as atrações está o Sonoma Wine Country Weekend, evento beneficente que reúne mais de 200 dos melhores enólogos e produtores de Sonoma, além de chefs da região; e o Festival de música independente The Front Porch Music Festival, que ocorre em uma vinícola e oferece dois ambientes diferentes que apresentam preformaces simultâneas.

Para trazer esse clima californiano para o Brasil, a equipe de Sommeliers da Wine.com.br, maior operação de e-commerce de vinhos da América Latina, selecionou cinco rótulos dessa origem e harmonizações para quem quiser fazer parte das comemorações mesmo estando no Brasil.

Quem busca o clima despretensioso e jovem da Califórnia vai gostar do tinto Barefoot Merlot. Os vinhos dessa vinícola são conhecidos por serem leves, divertidos e descomplicados, assim como seu próprio nome já diz: Barefoot, em inglês, significa de pés descalços. Segundo Lucas Cordeiro, Sommelier da Wine.com.br, o Barefoot Merlot é macio, versátil e fácil de beber. Com coloração Rubi intenso, possui aroma de cereja, amora, geleia de ameixa e mirtilo, com notas de carvalho e café.
Para harmonizar, Lucas indica uma lasanha gratinada ou um penne al pomodoro.

O caliorniano Force of Nature Pinot Gris 2013 é a sugestão do mês de setembro para os amantes da natureza. "Com aromas como manga, melão, pêssego e chá de jasmim, esse é um varietal que vai bem com comida japonesa, saladas ou ceviche. É um vinho branco refrescante e retrata em seu rótulo as forças da natureza em ação, expressando a personalidade e a intensidade do vinho", conta Lucas.

Elaborado com as uvas tintas mais cultivadas na Califórnia - Zinfandel, Merlot, Syrah e Cabernet Sauvignon -, a equipe de Sommeliers da Wine.com.br indica o tinto Apothic Red 2013. "Encorpado e aveludado, este é um vinho que surpreende com seu aroma de ameixa, amora e mirtilo, além de notas de especiarias, café, cacau e baunilha", conta Lucas. Para harmonizar, o Sommelier sugere costela assada com molho barbecue, contra-filé na manteiga ou pizza portuguesa.

O tinto californiano Carnivor 2013 é a outra indicação da equipe de Sommeliers para setembro. Seu rótulo possui o lema "Devore a Vida", dedicado a quem vive a vida intensamente e aproveita cada dia de forma especial. Para Lucas, o lema combina com a intensidade e qualidade deste vinho - um tinto frutado e concentrado feito com Cabernet Sauvignon e uma pequena parcela de Petite Sirah. Estruturado com taninos firmes, possui aroma silvestres, notas de chocolate e café. Lucas recomenda harmonizar o toque apimentado do Carnivor 2013 com iscas de filé-mignon, penne à bolonhesa, risoto de parmesão, maminha grelhada e picanha ao forno. O vinho recebeu 90 pontos na revista Wine Enthusiast por dois anos seguidos.

Para quem busca um vinho jovem e moderno com o clima californiano a sugestão é o Redwood Creek Merlot. Os vinhos da vinícola RedWood Creek são conhecidos por apresentarem a essência da Califórnia e por refletirem em suas características o estilo de vida da região. "O RedWood Creek Merlot possui paladar macio, rico e muito agradável. Suas notas de frutas negras harmonizam com um wrap de presunto defumado, berinjela recheada, carne de panela, espaguete à bolonhesa e pizza de pepperoni", conta Lucas.

Além dessas sugestões, a Wine.com.br lançou um hotsite com outros rótulos californianos selecionados pela equipe de Sommeliers. O hotsite pode ser acessado pelo link: wine.com.br/especialcalifornia.

Um pouco sobre a produção de vinhos na Califórnia
Há quase 250 anos a California produz vinhos e a indústria de vinho gera 786 mil postos de trabalho nos EUA, dos quais 325 mil estão na Califórnia. O impacto da produção de vinho na Califórnia na economia americana é de US $ 149 bilhões.

A Califórnia é o estado mais visitado dos EUA por pessoas que procuram atividades relacionadas ao vinho e a gastronomia, recebendo 24 milhões de turistas por ano que encontram uma vasta gama de atividades culturais ligadas ao tema.