Sistema de gestão simplifica administração no setor cervejeiro

• Escrito por  Augusto Vasconcelos
  • Publicado em Demais

Com o Bling, empresários economizam tempo e ganham eficiência

Das franquias às produções artesanais, a fabricação de cerveja no Brasil mobiliza cerca de 12 mil fornecedores de bens e serviços e aproximadamente 8 milhões de profissionais das mais diversas áreas. Os números são da pesquisa elaborada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), publicada no Anuário 2015 da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), que também aponta o Brasil como terceiro lugar no ranking mundial de fabricação de cerveja, atrás apenas de China e Estados Unidos. E para acompanhar o ritmo das demandas do setor, cervejarias de pequeno e médio porte de vários Estados apostam no sistema de gestão Bling para economizar tempo e otimizar recursos.

De acordo com dados do Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), foram produzidos 13,8 bilhões de litros de cerveja no Brasil em 2015. A Cervejaria Urbana, de São Paulo, é um exemplo de empresa que se vale do ERP para acompanhar os fluxos de comercialização e distribuição de cervejas artesanais da marca. “O Bling é um sistema acessível e funcional, pois conseguimos controlar todo o estoque de mercadorias, vendas, relatórios e notas fiscais”, conta Andrea Nardi Pera, gerente administrativa.

Sidney Zynger, sócio do Bling, destaca que o sistema de gestão online facilita o dia a dia dos empreendedores cervejeiros. “Agilidade e economia são as principais vantagens de um ERP integrado à gestão do negócio. O Bling simplifica diversas tarefas, como recebimento de pedidos, conferência de pagamentos, emissão de NF-e e acompanhamento de encomendas. Além disso, o Bling está apto para emitir notas fiscais para o setor de bebidas”, explica.

Outro ramo do setor cervejeiro que também se beneficia do ERP Bling é o de insumos para produção artesanal da bebida. A mineira Casa Olec, especializada em varejo e atacado de insumos para produção de cerveja, utiliza o software para controlar o fluxo de operações em suas lojas físicas de Belo Horizonte e Juiz de Fora. “Nós nos apoiamos totalmente no sistema Bling para a gestão da empresa. Usamos a maioria das ferramentas, como vendas em balcão, controle de estoque e toda a parte de notas, cadastros e finanças”, comenta Mateus Cardoso Caetano, sócio diretor da Casa Olec.

Zynger também ressalta a segurança de gerenciar a empresa por meio de um sistema em nuvem. “Os dados são armazenados em datacenters avançados e com alta disponibilidade, possibilitando aos gestores o monitoramento de desempenho dos diversos setores da empresa, desde o estoque até o faturamento. Tudo isso com dados protegidos e acesso via smartphone”, frisa.

Sobre o Bling

O Bling é um sistema de gestão online (ERP) sempre em busca de novidades e soluções para seus clientes. Os usuários podem escolher o plano que mais se adequa ao porte e às necessidades de sua cervejaria, como o Cobalto (R$ 50 por mês), o Titânio (R$ 100 por mês) e o Platina (R$ 300 por mês), todos sem custo de instalação e com possibilidade de utilização pelo aplicativo, sem custo adicional. A empresa ainda disponibiliza 30 dias para teste grátis, assim o usuário pode conhecer e experimentar as ferramentas do sistema, como recebimento e acompanhamento de pedido; verificação de pagamentos; relatórios e emissão de notas fiscais eletrônicas, boletos bancários e etiquetas.