A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Marcas catarinenses criam estilo próprio para reforçar identidade cervejeira do estado

  • Escrito por  Marina Melz
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Batizado de Catharina Sour, bebida é leve e traz sabores de ingredientes nacionais. Primeiro workshop para definições conceituais e técnicas ocorre no sábado (27), em Florianópolis (SC)

Santa Catarina é um estado ímpar para o mercado cervejeiro. Cerca de 10% dos municípios do estado contam com empresas ligadas ao segmento. São 43 microcervejarias em funcionamento e mais 17 entre ciganas (produzidas de maneira terceirizada), brewpubs (bares que produzem a própria bebida) e indústrias em implantação. O estado também tem a primeira entidade que reúne essas empresas: a Associação das Micro Cervejarias Artesanais de Santa Catarina (Acasc), fundada há oito anos.

E é orquestrada pela Acasc uma iniciativa que pretende carimbar de vez a diferenciação de Santa Catarina neste segmento: um estilo de cerveja artesanal que homenageie a tradição e a inovação que as marcas locais imprimiram no mercado nacional. Batizado de Catharina Sour, o estilo foi definido em conjunto pelos cervejeiros locais e as premissas técnicas foram debatidas em um workshop, que aconteceu no último sábado (27).

De acordo com Carlo Lapolli, presidente da entidade, o próximo passo é estimular que outras cervejarias façam esse estilo para que ele se consolide. "Já temos algumas marcas que estão produzindo uma cerveja ácida inspirada na berliner weisse, como a Lohn Bier, Cerveja Blumenau, Itajahy e Liffey. Já confirmaram que farão também Kairós, Armada e Königs. Agora queremos estimular novos rótulos", explica Lapolli. "Nossa intenção é fazermos um festival desse estilo em novembro, mês de Santa Catarina", acrescenta.

Características sensoriais
Tecnicamente, a Catharina Sour é cerveja de trigo clara, refrescante, com uma acidez láctica limpa, adição de frutas e um nível alto de carbonatação. "O sabor e aroma de frutas apoiam a acidez e não devem parecer artificial. O caráter de funky de brettanomyces é restringido. Pode conter especiarias para complementar o sabor da fruta", finaliza Lapolli.

Sobre a Acasc

Fundada há dois anos para representar as cervejarias artesanais catarinenses, a Associação das Micro Cervejarias de Santa Catarna (Acasc) é uma entidade privada sem fins lucrativos que reúne produtores de cerveja e fornecedores do negócio. São cerca de 30 associadas de diferentes cidades do estado.

Outra luta da associação é a redução da carga tributária, em especial o ICMS. No entendimento da entidade, ele deve ser equiparado ao vinho artesanal que atualmente já possui um tratamento diferenciado em Santa Catarina.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo