Programa de tratamento traz controle superior de mosca branca e mosca minadora na batata

• Escrito por  DuPont Brasil Proteção de Cultivos
  • Publicado em Demais

De 2011 a 2015, mais de 200 campos demonstrativos validaram o Programa Verimark® e Benevia®; conceito também registra alta performance no controle de mastigadores e sugadores, em 28 culturas

O controle da mosca-branca (Bemisia tabaci) e da mosca-minadora (Liriomyza huidobrensis) na cultura da batata, pelo Programa Verimark® e Benevia®, da DuPont do Brasil, pode trazer ganho médio de produção de mais 37 sacas por hectare. Esse desempenho, informa a empresa, foi apurado em parte representativa de 60 campos demonstrativos realizados entre 2011 e 2015, na fase anterior ao lançamento do Programa.

Na batata, acrescenta a empresa, os testes envolvendo o novo conceito resultaram ainda na obtenção de plantas vigorosas, no melhor estabelecimento da cultura e na qualidade superior da colheita.

De acordo com o engenheiro agrônomo Luís Grandeza, gerente de marketing da empresa, Verimark® está registrado para outras 27 culturas, e Benevia® para mais 29, incluindo café, tomate, feijão, melão, repolho, abobrinha, alface e outras, sobretudo hortifrútis.

“O programa Verimark® e Benevia® apresenta diferenciais medidos em todas as culturas para as quais os produtos têm registro, principalmente na comparação aos tratamentos-padrão que vêm sendo adotados pelos produtores”, ressalta Grandeza.

Benevia® e Verimark®, diz Grandeza, são inseticidas desenvolvidos a partir do ingrediente ativo Ciantraniliprole, que agem nos receptores de rianodina. “Essa característica confere a esses produtos ‘espectro cruzado’ e alta performance no controle das principais pragas mastigadoras e sugadoras em diversas fases de desenvolvimento dos insetos”, explica o engenheiro agrônomo.

Luís Grandeza salienta ainda que os produtos são de baixa carência. Verimark®, diz o gerente, é indicado para aplicações de solo, e Benevia®, foliares. “A ação integrada dos produtos proporciona alta sistemicidade e longo período de controle de pragas”, finaliza o executivo.