TOKIO MARINE SEGURADORA

Museu da Indústria recebe grupo de idosos do projeto "Um olhar histórico sobre Fortaleza"

O Museu da Indústria, equipamento do Serviço Social da Indústria (SESI/CE), instituição pertencente à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), receberá, na quarta-feira (24/8), a visita de 22 idosos, com idades entre 60 e 80 anos, oriundos do projeto "Um olhar histórico sobre Fortaleza", do SESC.

Através do projeto, idosos se reúnem para relembrar e reviver histórias pessoais que se confundem com a memória social e afetiva de Fortaleza. A oportunidade de voltar no tempo e vivenciar o que a cidade oferece acontece a partir de visitas a pontos históricos da capital, como a Barra do Ceará, a Praça dos Leões e o Museu da Indústria.

Este último, com mais de 2 mil metros quadrados de área disponível e dedicada à valorização da história fabril, reúne a memória e a história do desenvolvimento do Ceará, desde os primórdios, com a pecuária e o algodão, até os dias atuais, com a força das energias renováveis e a inovação tecnológica. Localiza-se no Centro de Fortaleza, em uma das regiões que mais agregam vivacidade à história, cultura e turismo da capital cearense.

História e revitalização no Centro da cidade
O prédio que sedia o museu não foi escolhido por acaso e conta a história da construção civil no Ceará. Imperioso desde sua construção, o edifício foi erguido no final do século XIX, ainda durante o governo de Dom Pedro II. Sua primeira ocupação foi como sede da Sociedade União Cearense, primeiro clube da capital e ponto de encontro da sociedade cearense de então. Com o passar dos anos, o histórico do prédio trouxe outros usos, funcionando como Grande Hotel do Norte; sede dos Correios, dos idos de 1895 a 1935; e ainda sede da The Ceará Tramway Light & Power Co. Ltda., empresa inglesa de energia que controlava a distribuição de energia elétrica e iluminação pública e ainda controlava o serviço de bondes a tração elétrica de Fortaleza. Foi tombado pelo Governo do Estado em 1995, através do decreto n. 23.829, de 29.08.1995 e comprado pelo SESI em 2001, passando por uma restauração a partir de 2005.

 

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo