Soluções da ABB inovam o mercado solar

• Escrito por  Fabricia Morais
  • Publicado em Demais

Portfólio integra produtos que atendem desde aplicações residenciais até grandes usinas. São linhas de produtos de alta qualidade que proporcionam redução no impacto ambiental dos sistemas de potência

A ABB, líder em tecnologias de energia e automação, participará da Intersolar South America, evento de referência mundial na indústria de energia solar que reúne toda a cadeia produtiva e parceiros do setor. A feira será realizada de 23 a 25 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A ABB oferece um portfólio completo para o setor de energia solar, com soluções e produtos a partir do painel solar até a ligação da rede, para uso residencial, comercial e utilitários de escala.

Segundo Bruno Monteiro, Head Solar Segment Initiative & Solar Product Group Manager da ABB no Brasil, a companhia está otimista com o avanço do mercado solar fotovoltaico, que já se mostra promissor no Brasil. “O Brasil está ampliando sua matriz energética e se posiciona no ranking mundial de energia solar. Esse setor é um dos pilares de atuação da ABB”, reforça.

O mercado solar no País deve estar, até 2020, entre os 10 maiores em do mundo em base instalada. Um dos fatores que apontam esse caminho é o avanço da geração de energia centralizada e distribuída. “A ABB está preparada para atender a essa demanda. Temos um portfólio amplo que inclui desde os minis disjuntores produzidos especificamente para o segmento solar e inversores a soluções de distribuição e proteção de grandes sistemas, além de requisitos de produção local, com Finame e com a facilidade de financiamento pelo BNDES”, completa.

Entre os destaques do portfólio, os visitantes poderão conferir:

String box – Líder de mercado, o quadro de proteção e isolamento para o lado CC é indispensável para instalações fotovoltaicas conectadas à rede e permite a ligação de uma ou mais strings, combinação e proteção da instalação que será conectada ao inversor. Também dispõe de componentes desenvolvidos especificamente para aplicações fotovoltaicas, assegurando uma instalação com desempenho e segurança de padrões elevados.

TRIO 50 – Inversor trifásico com alta flexibilidade para instalações de grande escala, graças a seu conceito modular e de aplicação versátil traz todos os benefícios dos inversores de string para aplicações centrais. Os inversores com tecnologia trifásica e potência máxima de 50 kW são destinados aos mercados comerciais e industriais para aplicações descentralizadas com menores custos de manutenção, facilidade de instalação e comissionamento.

PVS 800 – Com design modular e compacto, os inversores centrais PVS800 são destinados a integradores de sistemas e usuários finais que necessitam de equipamentos com alto desempenho e máximo retorno sobre o investimento. Equipados com ampla proteção elétrica e mecânica, os inversores são projetados para proporcionar vida útil e confiável de pelo menos 20 anos. Fornecem desempenho total com base na alta eficiência e no baixo consumo de energia auxiliar. Estão disponíveis a partir de 100 kW até 1000 kW, e são otimizados para usinas multimegawatt PV. Oferecem ainda gama completa de opções de comunicação de dados de tipo industrial, incluindo monitoramento remoto.

SafePlus – É um sistema de conjuntos de manobra compactos isolado a gás para aplicações de distribuição até 40,5 kV. O conjunto de manobra apresenta flexibilidade excepcional por sua capacidade de ampliação e a possível combinação de configurações totalmente modulares e semimodulares. Completamente selado, conta com um tanque de aço inox que contém as partes energizadas e as funções de chaveamento, um sistema isento de manutenção, além de ser garantido contra arco interno conforme norma IEC 62271-200. Proteção para aplicação ao tempo (IP54) também está disponível, bem como tratamento adicional para aumentar a proteção contra corrosão em ambientes agressivos. Com mais de 40 anos de experiência na fabricação de painéis de média tensão com tecnologia GIS (Gas Isolated Switchgear), a ABB oferece o que há de mais compacto, seguro e confiável.

Transformadores – Os equipamentos de média potência da ABB são utilizados para reduzir ou elevar o nível de tensão de sistemas trifásicos, principalmente em áreas metropolitanas e para aplicações industriais. Podem ser projetados para as mais adversas condições climáticas e ser instalados tanto em ambientes internos como externos. A linha de transformadores de distribuição da ABB é fabricada em Blumenau e compreende os seguintes produtos com tensão de até 36 kV de acordo com suas aplicações: transformadores tipo subestação até 10.000 kVA, tipo subterrâneo até 2.500 kVA e tipo pedestal até 2.500 kVA.

PRO-33.0 – Inversor trifásico que foi projetado para atender às necessidades de toda a cadeia de fornecimento, de instaladores e integradores de sistemas até usuários finais. Dispõe de uma interface segura e intuitiva e carcaça robusta, com grau IP65 para instalação externa. Seu projeto tem dispositivos de proteção integrados e sistema fotovoltaico supervisionado, que reduzem a necessidade de componentes externos dispendiosos. A tensão de entrada CC máxima é de até 1100 V, o que aumenta a flexibilidade de concepção do sistema PV. Está disponível em 33 kW e é projetado para sistemas fotovoltaicos descentralizados de médio a grande porte, como em coberturas industriais ou comerciais de sistemas fotovoltaicos de larga escala ou em usinas multi megawatts.

Sobre a ABB - A ABB (www.abb.com.br) é líder em tecnologias de energia e automação que possibilitam aos clientes da indústria, concessionárias de serviços, de infraestrutura e transporte a melhora de seu desempenho ao mesmo tempo m que reduzem o impacto ambiental. O Grupo ABB opera em cerca de 100 países, emprega em torno de 135.000 funcionários e mantém compromisso com os mais altos padrões de integridade em qualquer lugar em que faz negócios. A ABB é reconhecida como Empresa Pró-Ética por promover boas práticas corporativas e pelo seu comprometimento com a transparência, integridade, prevenção e o combate à corrupção. Este reconhecimento é iniciativa do Instituto Ethos e do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle.