Trimble e Embrapa formalizam acordo de parceria para redução de custos na cultura de arroz

• Escrito por  LVBA Comunicação
  • Publicado em Demais

Acordo prevê atividades para desenvolvimento de pesquisa, validação e transferência de tecnologias, realizadas em bases físicas da Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS)

Com o objetivo de facilitar operações e reduzir custos de sistematização do solo em áreas de várzea ou irrigação por inundação, como nas culturas de arroz em terras baixas do Sul do País, por exemplo, a Trimble e a Embrapa estão formalizado acordo de cooperação e uso de tecnologia GNSS para essas operações. São diversos equipamentos e softwares da Trimble que serão cedidos à Embrapa para sistematização do solo e implementação de taipas por GNSS. Pelo acordo, a Trimble, além de disponibilizar os equipamentos, fará a capacitação inicial dos pesquisadores e, a Embrapa, utilizará os equipamentos para fins de pesquisa, difundindo seu uso e benefícios entre os produtores.

A assinatura do contrato de convênio acontecerá no dia 28 de agosto, às 15h30, na Casa da Embrapa, durante a Expointer 2016, na cidade de Esteio (RS) e deverá contar com a presença do Ministro da Agricultura. A Expointer já ultrapassa o marco de 509 mil visitantes contemplando todos os setores da mostra agropecuária.
A parceria Trimble e Embrapa prevê, ainda, várias atividades para desenvolvimento de pesquisa, validação e transferência de tecnologias, realizadas em bases físicas da Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS) e em propriedades particulares localizadas em regiões arrozeiras do Rio Grande do Sul, estrategicamente escolhidas pelas duas partes.

Para o diretor-presidente da Embrapa, Maurício Lopes, “firmar este compromisso de pesquisa em uso eficiente do solo em áreas de terras baixas representa grande oportunidade para a incorporação de conhecimentos e novas tecnologias ao sistema produtivo por meio da agricultura de informação, reflexos positivos na eficiência de processos e redução de custos”.

Um dos equipamentos que será cedido é o Monitor TMX-2050™ com tecnologia RTK que permite criar um modelo digital do terreno em 3D. Construído com base no sistema operacional Android, o display TMX-2050™ fornece capacidades avançadas de direção e orientação de máquinas baseadas em posicionamento por satélite GNSS com uma interface amigável e semelhante à smartphones e tablets. Com conectividade sem fio, o monitor permite a adição de aplicativos específicos para o produtor, permitindo a customização do equipamento e o controle da operação à distância.

A funcionalidade FieldLevel™ II disponível no monitor TMX-2050™, permite nivelar o terreno e ajuda a distribuir igualmente a água nas áreas de plantio evitando doenças por excesso desta, especialmente durante o crescimento da cultura.

Serão cedidos também os softwares Farmworks Surface e WMForm com a finalidade de realizar projetos de planejamento de taipas e corte e aterro dos talhões, permitindo uma maior assertividade na tomada de decisão. Além destes equipamentos, também serão disponibilizados uma Base RTK para garantir precisão horizontal e vertical; e o Modem Trimble DCM-300 com Connected Farm para envio e recebimento das informações geradas no campo em tempo real.

Para Carlos Nogueira, Diretor Executivo da Trimble Brasil, alguns dos benefícios da parceria, tanto para a Trimble, quanto para a Embrapa, são a “padronização na produção, a otimização de recursos – principalmente da água em até 30% – e possibilidade de uso da área com outras culturas, como a soja”. “Para a Trimble, esse tipo de acordo é muito importante, pois fomenta a utilização de importantes tecnologias para o campo, que ajudam a otimizar os recursos do produtor com melhor rentabilidade e de maneira ecologicamente correta”, completa.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e tem como objetivo desenvolver, em conjunto com parceiros do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, superando as barreiras que limitavam a produção de alimentos, fibras e energia no nosso País.

Sobre a Divisão Agrícola da Trimble

As soluções Agrícolas da Trimble permitem aos clientes maximizar a eficiência e reduzir a utilização de insumos químicos e fertilizantes ao mesmo tempo que protegem os recursos naturais e o meio ambiente. As soluções de agricultura de precisão da Trimble cobrem todas as estações, culturas, terrenos e tamanhos de propriedade, e sua estratégia “agnóstica de marca” permite que os agricultores utilizem produtos da Trimble na maioria dos veículos de suas frotas, independentemente do fabricante. Para permitir uma melhor tomada de decisão, a Trimble oferece a solução Connected Farm, que permite aos agricultores obterem, compartilharem e gerenciarem informações em tempo real em suas propriedades. Para otimizar o uso de água, a Trimble fornece soluções de água para irrigação, drenagem e terraplanagem. A suíte de produtos da Trimble inclui orientação e direção de veículos e implementos, bem como o portfólio de opções de correção mais versátil de seu tipo disponível no setor. Outras soluções incluem um sistema de aeronaves não tripuladas (UAS) para a geração de imagens aéreas e mapeamento; controle de aplicação para sementes, líquidos e produtos granulados; uma solução de colheita, além de software de gestão agrícola.

Sobre a Trimble

A Trimble desenvolve tecnologias para transformar e melhorar o modo como o mundo trabalha. Com a integração de dados de posicionamento, transmissão em tempo real e processamento de informações, a Trimble oferece a solução completa de ponta-a-ponta para ampliar a produtividade, segurança e sustentabilidade em projetos para indústrias e governos. Presente com seus produtos no País há mais de três décadas, a Trimble contribui com suas soluções para que o Brasil explore o máximo de seu potencial de desenvolvimento nas áreas de Agricultura, Construção Civil Pesada, Transporte & Logística, Aplicações Geoespaciais e Construções Verticais. Fundada em 1978, a Trimble está sediada em Sunnyvale, Califórnia. Para mais informações, visite: www.trimble.com.br.