Solidariedade olímpica

• Escrito por  Bernardo Carvalho
  • Publicado em Demais

Jovens carentes da periferia de Paris desembarcam no Rio para assistir aos jogos e participar de projetos sociais ao lado de Ministro francês

Um grupo de 120 jovens carentes moradores da periferia de Paris desembarcou no Rio de Janeiro para acompanhar os jogos olímpicos e visitar projetos sociais em comunidades. Além de assistirem competições como basquete, vôlei de quadra e de praia, também participam da entrega de 25 óculos para crianças do orfanato Fundação Romão Duarte, nesta segunda-feira (15/08), no Flamengo. Na ocasião, estará presente Patrick Kanner, Ministro dos Esportes da França, e Rachid Djouadi, presidente da Sport’ A Vie, instituição que promove, via esporte, a inserção social de meninos e meninas da capital francesa.

Movidos pela paixão ao esporte, os jovens também terão a oportunidade de produzir um projeto audiovisual através da realização do filme “O olhar do outro”. O documentário será realizado através da parceria entre a Sport’ A Vie e o Vision For Life, fundo do Grupo multinacional Essilor que viabiliza atividades sociais voltadas à correção visual. “Esta parceria é de extrema importância porque tem o mérito de mobilizar tanto o público-alvo dos programas de ajuda quanto os colaboradores do Grupo Essilor”, declarou Rachid Djouadi, Presidente da Associação Sport A Vie, acrescentando que o filme permitirá que estes jovens se familiarizem com a reportagem audiovisual e sobretudo encontrem outra cultura, descobrindo as ações conduzidas no Brasil em apoio às populações desfavorecidas.

Para Sandra Abreu, diretora do Instituto Ver e Viver, entidade sem fins lucrativos cuja missão é proporcionar às pessoas uma melhor qualidade de vida através da visão é importante que os jovens franceses participem de ações concretas de solidariedade, tendo uma percepção da realidade de uma população em situação similar a deles. “Estamos muito felizes em contribuir com a sensibilização destes jovens da Sport’ A Vie e, além disso, demonstrar como é possível associar ações sociais com destaque na importância de cuidar da saúde visual”, afirma.