Cadeia produtiva regional: uma alternativa para Brasil e Argentina
Há algum tempo que Brasil e Argentina enfrentam sérias crises econômicas e, mesmo fazendo parte de um bloco de integração econômica regional – MERCOSUL –, não utilizam esse instrumento para ampliar as suas relações comerciais internacionais.
O comércio internacional, sem dúvida, é um mecanismo importante que os países dispõem para solucionar seus problemas econômicos. Tanto Brasil como Argentina têm utilizado essa alternativa com muita intensidade no agronegócio e nas commodities, obtendo significativos resultados que impediram o crescimento de suas dificuldades.
Utilizar a estratégia da cadeia produtiva regional é uma opção muito interessante, mas com viabilização muito lenta e, talvez, neste momento, inviável. Tal impossibilidade se fundamenta nos desajustes internos que os dois países apresentam e que os impedem de atender os fundamentos de uma cadeia produtiva.
Para que essa estratégia se viabilizasse seria necessário que os Governos brasileiro e argentino realizassem uma série de ações nos campos político, econômico e social que, na atualidade, seriam impraticáveis.
Francisco Américo Cassano é Doutor em Ciências Sociais – concentração em Relações Internacionais, Professor Ajunto e Pesquisador dos temas Internacionalização de Empresas e Relações e Negócios Internacionais na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Está disponível para entrevistas.
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".