A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Rio de Janeiro: modelagem de informações de construção para instalações esportivas reutilizáveis

  • Escrito por  LVBA Comunicação
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Muitas vezes ouvimos dizer que as estruturas construídas para grandes eventos esportivos são abandonadas posteriormente, algo que está longe de ser um ciclo de vida de construção sustentável. Ao receber o maior evento esportivo do mundo, com dez mil atletas de 200 países, o Rio de Janeiro está testemunhando a construção de muitas instalações desportivas.

As soluções Tekla, da Trimble, permitiram à Brafer construir com grande precisão duas arenas que, inicialmente, serão utilizadas para eventos esportivos e, posteriormente, como escolas e instalações de lazer para os moradores do Rio.

Quando se trata da infraestrutura esportiva do Rio, sustentabilidade é levada a sério. Muitos eventos são realizados em instalações já existentes - a cidade tem grandes locais, como o estádio do Maracanã e o Sambódromo, onde as escolas de samba desfilam durante o Carnaval - que podem ser adaptadas para outra utilização. Mais interessante ainda é que alguns locais, como a Arena do Futuro, são projetados para reutilização utilizando a modelagem de informações de construção (BIM, Building Information Modeling).

No caso de grandes eventos esportivos, as estruturas tendem a ser complexas, e possíveis falhas ou atrasos serão transmitidos a bilhões de entusiastas dos esportes em todo o mundo. Sob essa pressão, a Brafer Construções Metálicas construiu duas grandes arenas, a Arena Futuro e a Arena da Juventude, que se tornarão legados para a cidade após o término das competições. Para concluir os projetos desafiadores e cumprir os prazos rigorosos, a especialista em aço utilizou o Tekla Structures, o software de BIM da Trimble, para realizar o projeto, detalhamento e a fabricação de forma bem-sucedida.

Para Gustavo Polidoro, Gerente de Engenharia e Detalhamento da Brafer, a utilização de soluções Tekla, da Trimble, ajudou muito nos projetos que exigiam extrema precisão. "Essas são estruturas muito complexas. Na Arena do Futuro, por exemplo, as treliças são muito pesadas. A Arena da Juventude, em Deodoro, tem muitas estruturas tubulares. O software Tekla dispõe de ferramentas específicas para o corte de modelagem e para a preparação da solda destes tubos. Ao utilizar a solução certa, houve retrabalho zero para todas essas estruturas. Essa precisão apenas as ferramentas da Trimble permitem", diz o gerente. Utilizar as informações precisas de modelos Tekla para a fabricação permite fluxos de trabalho mais eficientes, evitando erros humanos e permitindo um nível maior de precisão.

Realizar a modelagem de informações de construção utilizando ferramentas Tekla era algo natural quando a Brafer começou a trabalhar nas arenas. Quando a empresa buscou maneiras de aumentar a produtividade, os executivos da Brafer encontraram tudo de que precisavam nas soluções Tekla, da Trimble. Desde então, a Brafer conta com o software em todos os seus projetos. A Tekla Structures permitiu uma modelagem muito rápida de estruturas de aço, um processo de fabricação mais orgânico e a redução do tempo e dos custos. A empresa também utiliza ferramentas de colaboração de construção da Trimble para compartilhar informações no fluxo de trabalho.

Reciclagem de edifícios: uma arena se transforma em quatro escolas

A Arena do Futuro foi orgulhosamente rotulada de "arquitetura nômade", e foi considerada um dos locais mais ousados construídos para as competições, com uma área de 1,18 milhões de metros quadrados. Primeiro, a instalação temporária será o palco do handebol e do golbol. Posteriormente, será desmontada e transformada em quatro escolas. Cada unidade escolar oferecerá espaço para 500 alunos e será localizada em três bairros do Rio.

No projeto Arena do Futuro, a Brafer foi responsável pelo detalhamento, fabricação, pintura e montagem do telhado e das arquibancadas para os diferentes esportes. Devido ao fato que o golbol paralímpico, jogado por atletas com deficiência visual, será realizado na Arena do Futuro, a acústica teve de receber atenção especial. Envolvendo as fábricas da Brafer em Araucária e no Rio de Janeiro, o projeto utilizou um volume de cerca de 2,7 mil toneladas de aço, divididas em 1,4 mil toneladas para o telhado, 1,1 mil toneladas para as arquibancadas e outras 200 toneladas para as escadas e rampas de acesso. O cronograma do projeto foi do tipo “fast-track”, com os processos de fabricação e montagem sendo sobrepostos a fim de otimizar os processos e cumprir o prazo. O maior vão livre da arena é de 112 metros, e para erguer as treliças de 90 metros de comprimento e 75 toneladas de peso, a Brafer precisou utilizar dois guindastes.

Neste projeto, o fluxo livre de informações de projeto e a utilização da Tekla BIMsight, a ferramenta profissional para colaboração em construção, foram essenciais. Todos os envolvidos no fluxo de trabalho, tanto no Rio quanto em Araucária, podiam combinar seus modelos, verificar conflitos e compartilhar informações no mesmo ambiente BIM, que é fácil de utilizar. Com o Tekla BIMsight, os participantes do projeto conseguiram identificar e resolver problemas durante a fase de projeto, bem antes da construção real.

A Arena da Juventude: primeiro competições esportivas, depois lazer[

A Brafer foi contratada para detalhar, fabricar e montar cerca de 2,5 mil toneladas de aço para a Arena da Juventude, no Complexo Deodoro, o local onde serão realizados os eventos do basquete e da esgrima. As fases de montagem e edificação tiveram suas peculiaridades. As treliças tubulares reticulares utilizadas para construir a cobertura das arquibancadas, de 70 metros de comprimento e pesando cerca de 40 toneladas cada, foram fabricadas em partes, pré-montadas e soldadas no local e, em seguida, erguidas por dois guindastes de 120 toneladas.

A área de Deodoro tinha cerca de 60% de suas instalações já prontas, depois de sediar outros eventos esportivos, como os Jogos Pan-americanos, em 2007. Depois do evento de 2016, algumas instalações, como o circuito de canoagem slalom e a pista de BMX, farão parte do Parque Radical, o segundo maior parque da cidade.

O legado construído desse evento desportivo continuará servindo aos habitantes do Rio de Janeiro, seja para a educação ou para atividades de lazer mais empolgantes.

Sobre a Trimble Buildings

A Trimble Buildings, parte do segmento de Engenharia e Construção da Trimble, é líder mundial em soluções que otimizam o ciclo de vida completo de Projeto-Construção-Operação (DBO) dos prédios. A Trimble é dedicada à transformação do setor - aumentando a produtividade, reduzindo o desperdício e otimizando cronogramas, orçamentos e portfólios de imóveis - com soluções poderosas que simplificam a comunicação e a colaboração. Estas soluções têm como objetivo permitir que arquitetos, engenheiros, empreiteiros, proprietários e moradores alcancem maior agilidade, eficiência e entendimento. Usadas em mais de 150 países em todo o mundo, as soluções da Trimble Buildings estão transformando o modo como o mundo projeta, constrói e opera insfraestrutura e construção. Para obter mais informações, acesse: http://buildings.trimble.com/

Sobre a Trimble

A Trimble é uma empresa que desenvolve tecnologias para transformar e melhorar o modo como o mundo trabalha. Com a integração de dados de posicionamento, transmissão em tempo real e processamento de informações, a Trimble oferece a solução completa de ponta-a-ponta para ampliar a produtividade, segurança e sustentabilidade em projetos para indústrias e governos. Presente com seus produtos no País há mais de três décadas, a Trimble contribui com suas soluções para que o Brasil explore o máximo de seu potencial de desenvolvimento nas áreas de Agricultura, Construção de Infraesturtura, Transporte & Logística, Aplicações Geoespaciais e Construção de Edificações. Fundada em 1978, a Trimble está sediada em Sunnyvale, Califórnia. Para mais informações, visite: www.trimble.com.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo