A paixão pelos discos de vinil expressada no documentário Record Store Day
LRG apresenta o documentário produzido em São Paulo com Djs renomados que contam suas experiências e histórias com os discos de vinil
A LRG (Lifted Research Group) marca californiana com foco no streetwear e entusiastas da cultura urbana, foi a produtora do documentário Record Store Day, gravado em São Paulo, com direção de Andre Almeida, designer com base em São Paulo (the2022.com) e que já havia trabalhado com a LRG no projeto de 2 anos do selo Beatwise Recordings. O documentário será lançado em São Paulo, no dia 05 de agosto, na loja de disco Patuá na Vila Madalena.
A ideia de narrar a paixão pelo vinil no mini-documentário partiu de uma ação da LRG. “A ideia partiu da vontade de juntarmos os 4 djs embaixadores locais da marca em uma ação. No dia da loja de discos (Abril) a marca fez uma ação com sacolas ecobag nas três lojas que aparecem no vídeo, e devido a sinergia e empatia que rolou resolvemos juntar tudo no vídeo, escolhendo o disco de vinil como um tema recorte entre todos e que possa revelar um pouco da persona de cada embaixador de uma maneira mais indireta e específica.”, comenta André.
As gravações ocorreram dentro dos home studios dos Djs Sleep, Kefing, Tamenpi e PG; na Lions e nas lojas Patuá, Gringos e Casa Brasilis. Durante o período de filmagens, as câmeras puderam captar a essência de cada Dj e suas relações com os discos de vinil. Para a LRG, apoiar essas iniciativas do cenário musical é uma forma de expressar a relação existente entre a moda e a música, entre a LRG e a cultura, mais direcionado para a cultura urbana, onde se encaixa não só o Djs mas também o Hip Hop.
“Este é o primeiro documentário que estamos apoiando, mas a ideia é que este projeto permaneça na LRG, e com isso poderemos circular entre vários ritmos musicais. Começamos com o Hip Hop, porque temos muita identificação, mas música é música e de boa qualidade temos muitas no Brasil”, explica Rogério Manosa, gerente da marca.
A paixão pelo vinil é o tema principal do documentário. Durante o desenrolar da história, é possível dizer que o antigo vinil está vivo e ganhando força, não só por oferecer um áudio de melhor qualidade, mas também por tratar-se de uma arte mais atraente e sedutora para os Djs. O que se vê é que manter esses discos vivos faz com que o cenário musical, mesmo com toda sua tecnologia atual empregada, mantenha-se charmoso sem deixar de lado a qualidade e a historia musical que só os antigos LPs carregam.
Cada um dos Djs contou suas experiências pessoais com os vinis, desde seus primeiros contatos com a música, até a preferência em continuar discotecando com eles, mesmo depois de tanta tecnologia apresentada para o segmento. ”Muitos Djs não se adaptaram ou não curtem mesmo, é da época do disco e curte isso ai. Para quem toca com o vinil é diferente, o contato direto com ele é um lance físico que as outras plataformas não conseguem chegar”, diz Dj PG.
O resgate da história e paixão pelos vinis também pode ser visto nas imagens da Beat Brasilis, um encontro de Djs/beatmakers, que acontece toda quarta em São Paulo realizada pela Casa Brasilis , onde beatmakers e aspirantes se encontram e, através de um disco de vinil escolhido da semana, criam novas músicas a partir dos samples desse disco.
A relação de paixão com a música e com os discos, foi contada por cada um dos Djs s que deram ao documentário uma verdadeira exposição da importância deles e de suas contribuições para suas carreiras e gostos musicais.
“O contato com os vinis vai fazendo com que você crie uma pesquisa que te faz abrir um leque, um universo musical muito grande de variedade de gêneros que não acaba”, Dj Tamenpi.
O lançamento do documentário ocorre no dia 05 de agosto, na Patuá, será aberto ao público e contará com a presença do Dj PG que participou do documentário.
Serviço:
Lançamento Documentário Record Store Day @ patuadiscos
Data: 05/08
Endereço: R. Fidalga, 516 Vl. Madalena, SP
Horário: 18h00
Entrada: Gratuita
Censura:Livre
http://www.patuadiscos.com.br/
Sobre a LRG
Jonas Bevacqua e Robert Wright se uniram em 1999 para formar uma marca que atuaria junto àquilo que eles acreditavam no lugar do que era tendência na época. A LRG se tornou referência rapidamente entre jovens interessados nos elementos da cultura urbana, e hoje está presente em 40 países com seu estilo New Americana.
LRG BRASIL
(11) 3081-0660
www.l-r-g.com
www.facebook.com/LRGClothing
www.facebook.com/LRGBRASIl
instagram.com/LRGbrasil
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".