TOTVS registra aumento de 8% em receita recorrente no 2T16

• Escrito por  Regina Sanches
  • Publicado em Demais

Modalidade TOTVS Intera completou um ano de seu lançamento e contribuiu para o crescimento de 17% da receita de subscrição e 900 novos clientes

São Paulo, agosto de 2016 – A TOTVS S.A. (BM&FBOVESPA: TOTS3), líder no desenvolvimento de soluções de negócio no Brasil e na América Latina, anuncia hoje seus resultados financeiros do segundo trimestre de 2016 (2T16). No período, a companhia registrou aumento de 8% em receita recorrente, comparado ao 2T15, que totalizou R$ 336,2 milhões e já representa 61,7% da receita líquida total da companhia. No acumulado de 12 meses (12M-2T16), a receita recorrente foi de R$ 1,3 bilhão, 8% acima do 12M-2T15.

A evolução da receita recorrente no trimestre e nos últimos 12 meses foi impulsionada principalmente pelo crescimento de 17,2% de subscrição, em comparação ao segundo trimestre de 2015, contabilizando R$ 54,3 milhões. Nos últimos 12 meses, a soma foi de R$ 204 milhões, 17,2% acima do registrado em 12M-2T15. A receita líquida, por sua vez, totalizou R$ 545 milhões no 2T16, com queda de 2% em relação ao mesmo perído de 2015. Em 12 meses acumulou R$ 2,24 bilhões, 0,2% acima do 12M-2T15.

O modelo TOTVS Intera, que neste trimestre completou um ano do seu lançamento, teve maior participação das vendas a novos clientes de médio e pequeno portes. Ao optar por subscrever um software, o cliente define e gerencia quantas identidades estarão habilitadas a ter acesso irrestrito e simultâneo a todas as soluções de gestão, produtividade e colaboração da TOTVS. A modalidade permite que o cliente utilize as soluções em quaisquer das nuvens homologadas pela TOTVS (cloud) ou, se for mais conveniente, em sua própria infraestrutura (on premise).

No 2T16, a companhia conquistou 900 novos clientes em subscrição e vendeu 440 unidades da solução Bemacash, que combina o software de gestão da TOTVS para microempresas (Fly01) e soluções de hardware de automação e fiscais da Bematech. Juntas, ambas iniciativas trouxeram mais de 1.300 novos clientes no período, mesmo frente ao momento econômico adverso. A combinação da subscrição com o cloud é a aposta da companhia por representar uma alternativa aos clientes e potenciais novos clientes para reduzir custos e, ao mesmo tempo, ganhar eficiência em suas operações.

Nesse trimestre, o lucro líquido da companhia foi de R$ 37,7 milhões e de R$ 217 milhões nos 12M-2T16, redução de 45% e 31,5% respectivamente, resultado que reflete a mudança na estrutura de capital da companhia no período, que saiu de uma posição de caixa líquido no 2T15 para uma posição de dívida líquida no 2T16.

“Trabalhamos para tornar a TOTVS e os nossos clientes muito mais preparados para a recuperação do mercado brasileiro. Temos visto alguns sinais sutis de recuperação de atividade do mercado, que ainda não se traduziram em recuperação de vendas, mas estamos confiantes que o Brasil sairá desse momento muito mais fortalecido”, ressalta Gilsomar Maia, CFO e diretor de Relações com Investidores.

“A transformação digital chegou nas empresas, como reflexo de um movimento cultural iniciado com as pessoas, que ao longo dos últimos anos, estão optando em consumir tecnologia de forma diferente. Escolhem assinatura em vez de compra. Vemos isso, por exemplo, na indústria de filmes e músicas consumidos por mensalidades, diretamente da internet. Unindo a facilidade de implantação com a necessidade de reduzir custos, as companhias começam a optar também pela adoção de software de gestão por meio de assinatura mensal, ao invés da tradicional licença. Fato refletido no aumento da receita recorrente da TOTVS no 2T16”, destaca Laércio Cosentino, CEO e presidente da TOTVS.

Sobre a TOTVS

Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 21ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.