Quer ser mais organizado e estar, cada vez, menos ocupado? Evernote dá dicas!

• Escrito por  RMA Comunicação
  • Publicado em Demais

Atualmente a rotina média de trabalho no Brasil é muito intensa. Independentemente do porte ou do setor da indústria, a jornada de trabalho é de aproximadamente 40 horas semanais e, pelo menos por enquanto, não há indícios de que ela seja reduzida. Além da vida fora do trabalho, com estudos, família e tempo gasto no trânsito, está cada vez mais comum trabalhar fora do expediente. Soma-se a isso as horas gastas com estudos, deslocamento e os cuidados necessários com a casa e a família. Ufa! E as 24 horas do dia parecem passar num piscar de olhos. Então, como dar conta de tudo o que temos a fazer e controlar melhor o tempo, para o usarmos sempre a nosso favor?

Por esse motivo, a equipe da Evernote Brasil - empresa que cria aplicativos e produtos que ajudam pessoas a se lembrarem de tudo, trabalharem de forma eficaz e alcançarem sucesso pessoal e profissional - preparou algumas dicas para os profissionais que realizam diversas tarefas organizarem melhor seu tempo de trabalho.

Organize sua mesa

É comprovado que o ambiente de trabalho organizado melhora o desempenho e evita o estresse. Portanto, dedicar um tempo para organizar a mesa de trabalho é fundamental. Deixe apenas o essencial sobre a mesa pois, além de evitar distrações, você perde menos tempo mantendo-a organizada. Reduza ao máximo o uso de papéis! Isso pode ajudar a manter sua estação de trabalho mais organizada e ainda vai favorecer seu acesso aos documentos importantes onde quer que você esteja. Isso serve para a sua agenda: manter tudo no seu computador – preferencialmente na nuvem – poupa trabalho e tempo para procurar suas anotações.

Prepare sua agenda

Defina sua agenda listando tudo o que precisa ser feito nos próximos dias. Inclua as tarefas mensais, semanais e diárias e, se necessário, inclua lembretes para não se esquecer de compromissos mais importantes. A agenda deve ser usada para todas as atividades e não apenas para os compromissos que envolvem outras pessoas. Muitos erram ao marcar apenas reuniões, por exemplo, dando a impressão que o dia está livre – especialmente para seus colegas – quando você tem uma série de tarefas a cumprir.

Aplicativos como GotDone, Sunrise e CoSchedule têm integração com o Evernote e podem ajudar a organizar suas tarefas.

Defina prioridades

Analise quais, dentre as inúmeras tarefas da sua rotina, são mais relevantes e quanto de seu tempo deve ser destinado a cada uma delas. Com isso, você prioriza o mais importante e evita perder tempo com tarefas que exigem menor atenção. Ao definir as prioridades, você evita também a sensação de não saber por onde começar – o que também toma uma boa parte do seu esforço. Feito isso, dedique o tempo necessário para cada tarefa até terminá-la e somente então inicie a seguinte.
Uma opção para facilitar essa tarefa é criar notas com as tarefas do dia no Evernote no formato de checklist, marcando o que já foi executado.

Faça pausas

Pequenas pausas ao longo do dia podem te ajudar a trabalhar de forma mais produtiva, como pequenas caminhadas pelo escritório por exemplo, para tomar um café, ir ao banheiro ou mesmo para fora dele ajudam a acalmar, pois ativam células no cérebro que relaxam os sentidos, ajudando você a se concentrar assim que voltar à sua mesa.

Trabalhe de casa

Um estudo publicado recentemente* afirma que 37% das empresas no Brasil permitem que os funcionários trabalhem de casa em algum dia da semana. Se este é o seu caso, aproveite a medida para aumentar a sua produtividade. Certifique-se de manter seus documentos disponíveis no Google Drive para que você tenha acesso a eles de onde você estiver. Com o Evernote, seria ainda mais simples acessá-los sem sair do aplicativo e continuar com a comunicação com sua equipe compartilhando cadernos e com o Work Chat.

*Abertura de empresas ao home office cresce devagar no Brasil

Sobre o Evernote

O Evernote cria aplicativos e produtos que ajudam pessoas a se lembrarem de tudo, trabalhar de forma eficaz e alcançar sucesso pessoal e profissional. É uma empresa privada com sede em Redwood City, Califórnia, com mais de 200 milhões de usuários no mundo e mais de 10 milhões de usuários no Brasil. Para mais informações, visite: http://evernote.com/intl/pt-br.