A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Mastercard SpendingPulse: queda do varejo continua a sofrer desaceleração

  • Escrito por  Elisa Polonio
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

As vendas totais no varejo caíram 4,1% em junho e 4,5% nos últimos três meses, em comparação com o declínio de 5,3% do primeiro trimestre

Vendas da semana que antecedeu o Dia dos Namorados, uma das datas comerciais mais importantes do calendário brasileiro, caíram 4,1% em comparação ao mesmo período de 2015
Vestuário e supermercados tiveram desempenho acima das vendas totais

As vendas do varejo continuaram a apresentar queda em junho de acordo com o SpendingPulse, relatório mensal da Mastercard de vendas do varejo, caindo 4,1% em relação a julho do ano passado. As vendas totais ao longo dos últimos três meses caíram 4,5% comparadas a 2015, ligeiramente acima da queda de 5,3% do primeiro trimestre.

Alguns setores têm mostrado pequenos sinais de que a desaceleração está perdendo força. Por exemplo, o canal de e-commerce cresceu 1,7% em junho em relação ao mesmo período do ano passado, uma ligeira melhora a partir da média de crescimento de -0,1% do segundo trimestre, comparado a 2015. Além disso, móveis e eletrônicos, bem como materiais de construção, apresentaram quedas menores no segundo trimestre de 2016 em comparação ao primeiro.

Ainda assim, o varejo brasileiro continua a apresentar taxas de crescimento fracas. Vestuário, supermercados, artigos farmacêuticos e materiais de construção cresceram acima das vendas totais, mas apenas um (materiais de construção) apresentou um crescimento no volume de vendas em junho em comparação a 2015. Enquanto isso, móveis e eletrônicos e artigos de uso pessoal e doméstico ficaram para trás nas vendas totais no varejo.

Dia dos Namorados: Embora seja considerada uma das principais datas comerciais do calendário brasileiro, as vendas caíram 4,1% em relação à semana anterior, comparado ao mesmo período de 2015.

"O ambiente econômico permanece desafiador, com o aumento do desemprego e fraco crescimento da massa salarial. A inflação também manteve-se elevada, o que contribui para a erosão do poder de compra dos consumidores. Continuamos a esperar que o varejo brasileiro venha a se deteriorar um pouco mais nos próximos meses, mas talvez em um ritmo mais lento do que antes ", disse Rao.

Regiões brasileiras: As regiões Sudeste (–2,4%), Centro-Oeste (–0,8%) e Sul (–4,0%) tiveram desempenho acima da média, enquanto Norte (–4,8%) e Nordeste (–4,9%) ficaram abaixo do registrado pelo varejo, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Sobre a Mastercard Advisors

A Mastercard Advisors, divisão da Mastercard Worldwide, oferece aos seus clientes ideias e soluções que impactam nos seus negócios oferecendo maior retorno sobre os investimentos. A empresa utiliza análises avançadas e a profunda expertise na área de pagamentos para traduzir os dados em comportamento de mercado e serviços personalizados. Com mais de 80 bilhões de transações processadas anualmente em 210 países em todo o mundo, a Mastercard Advisors se utiliza das informações agregadas e de consultoria para ajudar instituições financeiras, comerciantes, empresas de mídia, governos e outras organizações de todos os tamanhos a expandirem seus negócios. Para mais informações, acesse www.Mastercardadvisors.com.

Sobre a Mastercard

A Mastercard (NYSE: MA) www.Mastercard.com, é uma empresa de tecnologia com foco na indústria global de pagamentos. Operamos a rede de processamento de pagamentos mais rápida do mundo, conectando consumidores, instituições financeiras, comerciantes, governos e empresas em mais de 210 países e territórios. Os produtos e soluções da Mastercard tornam as atividades diárias – tais como: fazer compras, viajar, administrar um negócio e gerir as finanças – mais fáceis, seguras e eficientes para todos. Siga-nos no Twitter @MastercardInfo e no LinkedIn, participe das discussões no blog e inscreva-se para receber as últimas notícias.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo