Vantagens E Desvantagens Da Cozinha Americana

• Escrito por  Escritório de Arquitetura Leila Dionizios.
  • Publicado em Demais

Confira as vantagens e desvantagens em ter uma cozinha tipo americana.

A arquitetura open space está na moda e muita gente tem trocado suas cozinhas tradicionais pela de estilo americano. A cozinha americana proporciona uma maior integração entre os ambientes, permitindo quem está na cozinha interagir com quem está na sala. Mas há vantagens e desvantagens em ter uma cozinha tipo americana .

Segundo a arquiteta Leila Dionizios, muita gente acha que basta derrubar algumas paredes para criar um ambiente integrado. No entanto, é preciso verificar quais paredes podem ser derrubadas antes de começar a reforma. “Derrubar uma parede estrutural sem colocar um apoio pode abalar a estrutura da casa toda”, conta a arquiteta.

Além disso, para os espaços se integrarem a decoração deles deve conversar. “Não é preciso usar as mesmas cores e móveis em ambos os espaços, mas é preciso que tudo combine para que os espaços fiquem realmente integrados”, destaca Leila. “Fazendo isso, o visual da casa pode ficar mais moderno e elegante”.

Para que os ambientes pareçam realmente integrados uma boa dica é utilizar o mesmo piso em todo o espaço. “Ter o mesmo piso por todo o ambiente cria a sensação de continuidade nos espaços”, explica Leila.

Quem possui uma cozinha pequena pode derrubar uma parede para que o espaço pareça um pouco maior. “Ter menos paredes faz os espaços parecerem maiores e mais bem iluminados, o que é uma grande vantagem no caso de quem tem ambientes pequenos. A integração entre sala e cozinha pode ajudar a economizar com eletricidade”.

Por outro lado, ter menos paredes significa ter menos espaços para a instalação de armários. “Isso pode obrigar a pessoa a ter que se desfazer de uma série de itens ou passá-los a guardar em outros locais da casa, como a sala ou a área de serviço”.

Além disso, uma cozinha aberta para a sala vai exigir uma coifa adequada, para que a fumaça e a gordura proveniente do preparo das refeições não se espalhe pela casa, se impregnando em estofados e tapetes. “Pode haver necessidade de trocar alguns móveis e acessórios, pois algumas superfícies tendem a acumular mais gordura e sujeira do que outras”.

Por fim, a arquiteta lembra que uma cozinha americana não pode ser deixada bagunçada, pois todos que entram na casa verão que o cômodo não está arrumado. “Quem deseja uma cozinha americana precisa se preparar para lidar tanto com suas vantagens quanto desvantagens. Por isso, sempre aconselho os clientes a pensarem bem antes de derrubar as paredes”, conta Leila.