Usintek investe em impressão 3D para fazer ferramentas e protótipos de produtos automotivos e eletroeletrônicos

• Escrito por  GPCOM Comunicação Corporativa
  • Publicado em Demais

Para atender melhor as expectativas de clientes, empresa adquire solução de impressão 3D da Stratasys, que garante mais agilidade e qualidade na produção de ferramentas finais utilizadas nas fábricas e em protótipos de novos produtos e peças

A Usintek, empresa especializada no desenvolvimento de projetos para automação industrial e usinagem de ferramentas e protótipos de pequeno e médio porte, acaba de adquirir uma impressora 3D Stratasys Fortus 450mc. O objetivo é atender às necessidades de clientes do setor industrial, especialmente automotivo e de eletroeletrônicos, que precisam de agilidade, precisão e qualidade na produção de protótipos e de ferramentas finais.

Atuante no mercado há mais de 20 anos, a Usintek é reconhecida por sua expertise na produção de ferramentas e protótipos variados, além de participar do desenvolvimento de projetos customizados de produção. Até o ano passado, utilizava processos de usinagem em metal e CIBATOOL e outros tipos de prototipagem tradicionais, mas começou a receber demandas de clientes por moldes e peças feitos com manufatura aditiva.

“Os nossos clientes começaram a pedir para antecipar as entregas, pois, em função da grande competitividade, precisam lançar produtos e inovar cada vez mais rápido. Neste processo, a prototipagem é fundamental e percebemos que era o momento de investir na tecnologia de impressão 3D”, explica Marco Antonio Bombana Júnior, diretor comercial da Usintek. Outro fator decisivo para investir nesta nova tecnologia foi o fato de permitir a produção de ferramentas e peças finais sofisticadas, que são criadas sob medida para suprir diferentes demandas fabris.

Em um primeiro momento, a Usintek comprou uma impressora 3D Stratasys Objet24, que é um dos equipamentos mais acessíveis de tecnologia PolyJet, que assegura precisão na fabricação de protótipos, moldes e ferramentas brancas, rígidas com superfícies lisas, que podem ser pintadas. “É uma excelente máquina e atendeu nossas expectativas em um primeiro momento, mas tínhamos necessidade de um equipamento mais robusto, industrial, que nos permitisse utilizar simultaneamente diferentes materiais. Foi ai que a LWT Sistemas, distribuidora autorizada da Stratasys no Brasil, nos indicou o equipamento Fortus 450mc, e vimos que seria um bom investimento para atender, inclusive, a um grande pedido da indústria automotiva, que recebemos recentemente”, afirma Bombana.

A Fortus 450mc utiliza tecnologia FDM e é uma impressora 3D projetada para manufaturar protótipos robustos que funcionam como produto final, ferramentas de fabricação de alta resistência e peças industriais construídas sob demanda. Propicia grande velocidade, desempenho, flexibilidade e precisão em uma grande diversidade de materiais, que são utilizados simultaneamente na impressão.

Segundo o diretor da Usintek, um requisito essencial à competitividade, hoje, é adotar com êxito novas tecnologias, e a opção por incluir a manufatura aditiva em seu negócio foi muito acertada. “Nós tivemos a consultoria técnica da LWT Sistemas e da Stratasys para escolher a melhor solução para o nosso tipo de negócio. Investimos no futuro - um caminho que não tem volta -, aplicando em torno de R$ 1,5 milhão neste projeto, somadas as duas máquinas, e acredito que, em função da grande demanda, teremos retorno deste investimento em menos de 24 meses”, diz o diretor da Usintek.

“A Usintek é uma empresa inovadora, o que a fez perceber rapidamente o potencial da manufatura aditiva para expandir seu volume de negócios. Tenho certeza de que eles terão um bom retorno sobre este investimento, e que a impressão 3D passará a ser utilizada em larga escala pelas indústrias brasileiras em função dos benefícios que oferece em termos de rapidez, qualidade e eficiência funcional de suas aplicações”, reforça Paulo Farias, diretor geral da Stratasys no Brasil.

Sobre a LWT Sistemas
A LWT Sistemas é uma empresa 100% nacional com atuação em todo o Brasil que, com mais de 20 anos de experiência e profissionais certificados pelas empresas que representa, oferece aos seus clientes o que há de mais inovador em todos os segmentos em que atua. É representante Dassault Systèmes para a comercialização e implantação de soluções PLM e 3DEXPERIENCE (CATIA V5 e CATIA V6, ENOVIA, DELMIA, CATIA Composer e ICEM Surf) e parceira da Stratasys para a comercialização, suporte e manutenção de sistemas de manufatura aditiva para uso profissional - Impressoras 3D. Além disso, é revendedora MakerBot para impressoras do tipo Desktop e distribuidor Materialise para a revenda do Magics.

Sobre a Stratasys

A Stratasys (NASDAQ:SSYS) por mais de 25 anos, tem sido uma das forças motrizes de inovação e líder mundial no desenvolvimento de tecnologias de impressão 3D e manufatura aditiva – moldando a forma como as coisas são feitas. Com sedes em Minneápolis, no Estado de Minnesota, nos EUA, e em Rehovot, no Distrito Central de Israel, a empresa dedica-se a contribuir para que os clientes de uma extensa gama de mercados verticais possam criar novos paradigmas para a concepção e fabricação de objetos para as mais diversas finalidades. As soluções da empresa dão aos clientes uma liberdade de design incomparável e flexibilidade de produção, reduzindo de forma expressiva o tempo de colocação no mercado e os custos de desenvolvimento, por meio de melhorias significativas de design e de comunicação.

Entre suas subsidiárias estão a MakerBot e a Solidscape. Seu portfólio inclui impressoras 3D para prototipagem e produção em uma ampla gama de materiais de impressão 3D; impressão de peças on-demand por meio da Stratasys Direct Manufacturing; consultoria estratégica e serviços profissionais. Participa das comunidades Thingiverse e GrabCAD, que contam com mais de 2 milhões de arquivos de projetos livres para impressão em 3D. A Stratasys tem mais de 2.700 funcionários e 800 patentes de manufatura aditiva, entre concedidas e pendentes. Sua atuação no mercado já foi reconhecida por mais de 30 prêmios por suas tecnologias inovadoras e liderança. Visite-nos on-line em: http://www.stratasys.com/br ou http://blog.stratasys.com/pt-br/ e siga-nos no LinkedIn.

Stratasys, suas subsidiárias e afiliadas são marcas registradas da Stratasys Ltd.