O que é a meia aliança ou aparador?

• Escrito por  Marina Fernandez
  • Publicado em Demais

O que é a meia aliança ou aparador?

O uso de alianças para selar o compromisso do casamento é uma concepção tradicional da humanidade. Utilizados pelos gregos e romanos, os anéis serviam para demonstrar compromisso por parte dos noivos, provavelmente baseados num antigo costume hindu. Os romanos difundiram a ideia de que as alianças deveriam ser utilizadas no dedo anelar da mão esquerda pois, segundo eles, ali passava uma veia que iria diretamente para o coração, crença que é divulgada popularmente até os dias atuais.

Através dos tempos, o costume de utilizar alianças para selar publicamente o ritual do casamento se tornou comum a praticamente todos os povos e culturas. As alianças então passaram a simbolizar pacto, compromisso, fidelidade e união entre duas pessoas, e se tornaram de suma importância para a cerimônia de casamento. A partir daí, começou a surgir uma variedade de modelos, cores, tons, texturas e materiais.

Dentre tantas opções e variedades, surgiu a meia aliança, uma espécie de anel normalmente elaborado, mas com detalhes diferenciados apenas na parte superior, onde ficará à mostra ao ser colocada no dedo. Esses detalhes podem ser pedras preciosas, algum tipo de entalhe especial ou mesmo algum outro material ali alocado. As meias alianças também são usualmente mais finas que as alianças comuns e só são produzidos modelos femininos.

As meias alianças ou aparadores são ótimos para compor o look com a aliança de compromisso ou casamento. Isso porque elas acrescentam uma variedade de cor e textura a um local que é predominantemente monocromático e dão um ar de leveza, desprendimento e elegância ao anel de compromisso.

Além disso, as meias alianças ou aparadores são excelentes para destacar a aliança de casamento com mais charme e sofisticação, e concedendo ao dedo anelar um certo ar de realeza, se podemos assim dizer. Devendo sempre se atentar para combinar os tons e cores entre ambas, para que o dedo não fique com mais informação do que o necessário e a meia aliança não tome o papel principal da aliança tradicional.

Outro uso recorrente é para regular e deixar que o uso da aliança se torne mais confortável. Isso porque em diversas situações, a utilização de anéis de compromisso pode tornar-se desconfortável: o dedo do cônjuge pode engordar e emagrecer, ou mesmo a aliança pode ficar mais folgada com o passar dos anos. Nesses casos, o aparador pode ser utilizado para amenizar os problemas, impedindo que a aliança escorregue e caia, por exemplo.