A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Santa Gertrudes é a cidade com o ar mais poluído do Estado de SP

Pesquisadora da Unesp analisou origem dos poluentes

O município de Santa Gertrudes (SP) tem o ar mais poluído do estado. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a concentração de partículas PM 2,5, as mais nocivas à saúde, chega a 44 microgramas por metro cúbico, número quatro vezes maior do que o máximo determinado pela OMS, 10 microgramas por metro cúbico.

A cidade faz parte do maior polo ceramista das Américas, com 29 indústrias, que funcionam a todo vapor. A maior preocupação vem justamente das chaminés. No ano passado, Santa Gertrudes foi considerada a cidade do interior paulista com a pior qualidade do ar devido à poeira e a alta concentração de fluoreto, substância liberada quando a argila vai para o forno. Na época, 12 indústrias foram denunciadas e o MP começou a investigar.

Durante um ano, a pesquisadora Meyre Oliveira da Universidade Estadual Paulista (Unesp) analisou a origem dos poluentes. “A mineração tem uma participação, que é o transporte de minério, mas a grande quantidade de material particulado é proveniente do solo. Então se você asfaltar essas estradas a gente certamente vai diminuir a quantidade de material particulado presente aqui na região”, disse.

Moradores preocupados

O tempo seco e a qualidade ruim do ar preocupam moradores que dizem passar mal com o pó que sai das fábricas. A pesquisadora lembrou que a poluição não dispersa tão fácil. “A partículas permanecem por dias ou até semanas no ar e as pessoas respiram isso, o que é um perigo”, alertou.

Nos postos de saúde de Santa Gertrudes sempre tem gente reclamando da dificuldade de respirar por causa da poeira. “Eu sinto uma ardência na garganta, nariz seco, quando não está seco, tá escorrendo”, disse a cuidadora de idosos Marta Pazzotto. Já a aposentada Maria Paixão disse que fica com o nariz ardendo, a garganta seca e os olhos lacrimejando.

Quem vem de outras cidades nem sempre consegue se adaptar. “Não faz bem para a saúde. A gente está aqui, mas tem vontade de até mudar dessa cidade devido à poluição”, disse a dona de casa Maria José Klein. “É muito difícil. Você chega em casa está na poeira. Aí eu vou para o local de serviço, poeira. Aí eu volto, poeira”, completou a ceramista Clemilda de Oliveira.

Os caminhões que transportam argila usada pelas indústrias levantam muita poeira. A dona de casa Ana Fernandes de Oliveira disse que não dá conta da sujeira. “Todo dia você limpa e quando olha está aquela poeira de novo nos móveis, no chão. Dá uma tristeza”. Ela até cobre o móveis e eletrodomésticos com um plástico, mesmo assim não adianta.

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo