Núcleo de Energia da FIEC realiza missão para a Alemanha

Até o dia 16 de julho, o Núcleo de Energia da FIEC participa do 5º Seminário Técnico Sobre Energias Renováveis e Eficiência Energética, realizado pelo Estado da Baviera, na Alemanha.

Joaquim Rolim, coordenador do Núcleo de Energia, e Jurandir Picanço, consultor da FIEC, participam do encontro que promove intercâmbio de conhecimentos sobre as possibilidades tecnológicas para a geração de energia a partir de fontes renováveis, além do fornecimento de informações detalhadas sobre a experiência da Baviera. O encontro é promovido pela BFZ (Centros de Formação Profissional dos Sindicatos Empresariais da Baviera).

Os cearenses já identificam oportunidades de negócios. Em visita à Universidade Técnica de Freising, pertencente à Universidade de Munich, puderam conferir a apresentação técnica do diretor da empresa Innovas, Stefan Reitberger, sobre o uso de Biogás para geração de calor e de energia. Na ocasião, falou-se da ideia de aproveitar o lixo orgânico existente nos aterros sanitários e também das sobras de alimentos comerciais do Brasil.

Outra visita realizada teve como destino a iSEneC 2016, uma conferência bianual ocorrida em Nuremberg, onde foram feitas diversas apresentações sobre o desenvolvimento sustentável de integração energética, envolvendo empresas e academia. Também foram verificados estudos avançados sobre a busca pelo armazenamento de energia, principalmente com o uso de hidrogênio. A experiência com o uso desse combustível pode ser uma alternativa para o Brasil, especialmente em áreas remotas ou isoladas eletricamente.

No dia de ontem (12), foi a vez da empresa Jura Energie, na cidade de Neumark, receber os representantes da FIEC, que puderam conferir as diversas etapas de produção de energia eólica da empresa: planejamento, localização, tipos, etapas dos projetos e financiamento com participação dos cidadãos. Ainda nas proximidades de Neumark, foi possível conhecer um aerogerador de 2,4 MW que opera stand alone, diferente do modelo mais comum no Brasil de parques eólicos de 30 MW com dezenas de aerogeradores.

Na sequência, a equipe da FIEC seguiu para a prefeitura de Neumark para conhecer o seu planejamento estratégico voltado para o desenvolvimento sustentável – em execução e com metas já estabelecidas até 2050. O conselho da cidade deliberou no ano de 2011 uma meta para reduzir em 95% as emissões de CO² e pela metade o consumo de energia. O exemplo pode servir de inspiração para o projeto Fortaleza 2040, em andamento na capital cearense.

Na cidade de Weissenohe, a empresa visitada foi a Ikratos, cujo proprietário é um grande entusiasta das energias fotovoltáicas e acredita que as empresas que persistirem no setor obterão sucesso. A Ikratos atua em projetos e instalações fotovoltaicas, utilizando diversas tecnologias, já tendo instalado mais de 5000 conexões (mais que o total do Brasil até o momento).