Nova poliamida Ultramid® contribui para isolamento térmico nos sistemas de janelas

• Escrito por  Ligia Cerdeira
  • Publicado em Demais

Componente melhora desempenho, funcionalidade e design, em substituição ao metal

Produto foi desenvolvido em cooperação com fabricante espanhol STAC Padrón

Um novo componente promete melhorar o desempenho, isolamento térmico, funcionalidade e design dos sistemas de janelas. O uso de fibras de vidro longas, reforçadas com a poliamida Ultramid ® LFX proporciona benefícios significativos quando comparadas aos materiais convencionais, ganhando pontos a mais por apresentar excelente resistência e boas propriedades de isolamento. O componente também permite um design de janela inteligente, leveza, além de substituir o metal na moldura da janela, o que elimina a possibilidade de corrosão.

Um bom isolamento está nos pequenos detalhes

Para que um novo edifício seja moderno e eficiente em termos energéticos, é necessário mais do que apenas o isolamento de uma grande área da fachada. Não menos importantes são os sistemas de janelas desenvolvidos de forma inteligente, o que significa pensar de forma criativa ou substituir materiais convencionais. Em cooperação com o fabricante de janelas espanhol, STAC Padrón, a BASF substituiu o componente feito de zamak (liga metálica), por uma fibra de vidro longa, reforçada com Ultramid® melhorando o sistema significativamente. Ao usar as fibras de vidro longas, um perfil de performance superior foi criado, apresentando excelentes propriedades mecânicas, incrementando o isolamento da janela como um todo e contribuindo para uma construção sustentável. O desenvolvimento foi fruto de um trabalho conjunto: o novo design do componente, integrado ao perfil da janela, foi proposto pelo cliente STAC. A BASF calculou com precisão e otimizou o design com sua tecnologia de simulação Ultrasim®. Em seguida, uma ferramenta protótipo foi criada para produzir o novo componente. A utilização das fibras de vidro longas foi um fator determinante e produziu os resultados idealizados. Joaquim Perez Vidal, Gerente de Compras da Europa Ocidental na BASF resume a conquista notável: "A aplicação explora plenamente os atributos do Ultramid® LFX: excelente estabilidade em todas as temperaturas de aplicação, alta tenacidade, resistência à fadiga e boa separação térmica."

As construções do futuro: Componentes pequenos – efeito surpreendente

Ser capaz de substituir o metal na moldura da janela é uma vantagem real. "É possível reduzir os pontos térmicos fracos no design da janela, com efeito positivo no conforto no interior do ambiente", explica Javier Fernandez Cobian da STAC. O produto Ultramid® atende as altas exigências mecânicas e ao mesmo tempo, é livre de corrosão e extra leve. Graças à sua excelente qualidade de superfície lisa, a janela pode ser aberta e fechada com maior facilidade e isso é conseguido sem a aplicação de revestimento adicional. Isto também é vantajoso para o perfil ambiental do componente de plástico, pois não há necessidade de pós-tratamentos como proteção contra corrosão, sendo particularmente eficiente no processo de produção. Além disso, é mais leve do que os produtos convencionais e, consequentemente, reduz a energia consumida durante o transporte. Para o design da janela do futuro, ainda há várias oportunidades em termos de eficiência energética e sustentabilidade.

Sobre a divisão de Materiais de Performance da BASF

A divisão de Materiais de Performance da BASF engloba todo know-how de materiais da BASF em relação aos plásticos inovadores e personalizados. Mundialmente ativa em quatro grandes setores da indústria - transporte, construção, aplicações industriais e bens de consumo - a divisão tem um amplo portfólio de produtos e serviços combinados com um profundo entendimento de soluções de sistema orientadas para a aplicação. A estreita colaboração com os clientes e um grande foco em soluções são os principais fatores de lucratividade e crescimento. A sólida competência em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) fornece a base para o desenvolvimento de produtos inovadores e aplicações. Em 2015, a Divisão de Materiais de Performance alcançou vendas globais de € 6,7 bi. Para maiores informações acesse www.performance-materials.basf.com

Sobre a BASF

Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. Os 112 mil colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 70 bilhões em 2015. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com.br.