Prêmio SOMOSCOOP – Melhores do Ano reconhece iniciativas desenvolvidas por cooperativas

• Escrito por  In Press Porter Novelli
  • Publicado em Demais

Inscrições estão abertas até o dia 9 de setembro

Com o objetivo de reconhecer as boas práticas das cooperativas e de estimular a troca de experiências, o Sistema OCB realiza a décima edição do Prêmio SOMOSCOOP – Melhores do Ano. Desde 2004, o prêmio, que era chamado “Cooperativa do Ano”, já reconheceu 81 cooperativas em diferentes segmentos, contribuindo para o crescimento das regiões onde estão localizadas.

As inscrições são feitas pelo site www.premiosomoscoop.coop.br e vão até 9 de setembro. O SOMOSCOOP é dividido em seis categorias: Comunicação e Difusão do Cooperativismo, Cooperativa Cidadã, Desenvolvimento Sustentável, Fidelização, Inovação e Tecnologia e Intercooperação.

Cooperativas de todo o Brasil, independentemente do ramo ou porte, podem participar. Os projetos devem conter benefícios comprovados aos cooperados e à comunidade local. O processo de avaliação será realizado a partir de uma matriz de pontuação e por uma comissão indicada e nomeada pelo Sistema OCB.

“O cooperativismo é um modelo de negócios com uma proposta diferenciada de inserção econômica e social, o que é imprescindível no cenário econômico atual. Temos iniciativas que comprovam a gestão profissionalizada e de empreendedorismo coletivo, beneficiando os cooperados e a sociedade em que atuam”, ressalta o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Para inscreverem os projetos, as cooperativas devem fazer parte de um dos programas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). São eles: Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC), Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) Programa de Desenvolvimento Econômico- Financeiro (GDA) e Dia de Cooperar (Dia C).

No Brasil, são mais de 6.500 cooperativas atuando nos mais diversos ramos, beneficiando 50 milhões de pessoas, com presença também no mercado externo, totalizando U$ 5,3 bilhões em exportações em 2015. No mundo, o cooperativismo é um movimento rico e diverso, formado mundialmente por 1 bilhão de homens e mulheres de todas as idades, etnias e crenças.

O que: Inscrições Prêmio SOMOSCOOP

Quando: 04/07/2016 a 09/09/2019

Inscrições e mais informações: www.premiosomoscoop.coop.br

Sobre o Sistema OCB

O movimento cooperativista, no país, é representado oficialmente pelo Sistema OCB, com suas três entidades complementares: Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

O Sistema conta com uma unidade nacional e 27 estaduais – localizadas nas capitais de cada estado e, também, no Distrito Federal. Seu papel é trabalhar pelo fortalecimento do cooperativismo no Brasil. São focos diferenciados e, ao mesmo tempo, complementares. A soma de todas essas forças tem um importante objetivo comum: potencializar a presença do setor na economia e na sociedade brasileira.