TOKIO MARINE SEGURADORA

Tecnologias integradas ampliam controle de pragas foliares e de solo nas lavouras da soja Intacta

  • Escrito por  DuPont Brasil Proteção de Cultivos
  • Publicado em Demais
  • Imprimir

Testes e pesquisas revelam que aplicação de Dermacor®, nas doses de 50 ml e 100 ml, maximiza a produtividade e supera resultados de tratamento padrão

DuPont realizou 240 campos experimentais na safra 2015-16, para avaliar a integração entre as tecnologias da soja Bt (“intacta”) e do inseticida para tratamento de sementes Dermacor®. O trabalho abrangeu as principais regiões produtoras e comparou a relação Dermacor®-soja Bt com o tratamento padrão adotado no controle das pragas Lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus), Coró (Phyllophaga cuyabana), Lagarta-militar (Spodoptera frugiperda), Lagarta-da-soja (Anticarsia gemmatalis) e Helicoverpa armigera.

O registro oficial de Dermacor® especifica, em bula, a dose de 50 ml, por cem quilos de sementes, no manejo das pragas Coró e Anticarsia gemmatalis, e de 100 ml, por cem quilos de sementes, para controle das pragas Lagarta-elasmo, Spodoptera frugiperda e Helicoverpa armigera.

De acordo com a equipe técnica da DuPont, a ação conjunta entre a soja “intacta” e o inseticida Dermacor® supera o tratamento padrão em todos os levantamentos comparativos (ver gráficos a seguir). Um dos dados mais relevantes, dizem os pesquisadores, foi o resultado superior de Dermacor® no controle das pragas Lagarta-elasmo, Spodoptera frugiperda e Helicoverpa armigera.

“O estudo demonstra que a soma dos efeitos dessas tecnologias de ponta fortalece a proteção inicial da soja, além de contribuir para o aumento da produtividade da lavoura e da rentabilidade do produtor”, resume Érico Cardoso, gerente de marketing de Tratamento de Sementes da DuPont Brasil.

“A semente constitui o principal investimento na safra, daí a importância de o agricultor adotar uma estratégia certeira para o tratamento das sementes da soja “intacta”, que é de alto valor agregado”, acrescenta David Tassara, gerente de marketing de Tratamento de Sementes para a América Latina.

Segundo os executivos, a experiência dos 240 campos revelou ainda os seguintes resultados principais:

Em relação à proteção da população de plantas na cultura da soja Bt, o tratamento de sementes com Dermacor® evitou a perda de 9 mil plantas por hectare na dose de 50 ml do inseticida, e de 13 mil plantas/hectare na dose 100 ml. Nas duas doses, o resultado foi superior ao do tratamento padrão.

Dermacor é mais eficiente no controle da Spodoptera frugiperda na soja Bt, pois manteve a cultura protegida por até 28 dias após a emergência.

Em relação à produtividade, também na comparação ao tratamento padrão, Dermacor® resultou na produção de 1 saca a mais por hectare na dose 50 ml, e no ganho médio de 2 sacas por hectare na dose 100 ml do produto.

Para os engenheiros agrônomos da DuPont, a realização do estudo - e a divulgação dos resultados – traz uma contribuição importante à cadeia produtiva da soja, neste momento em que o produtor planeja o manejo de sua lavoura na safra 2016-17.

Ainda de acordo com Cardoso e Tassara, a análise desenvolvida nos 240 campos permitiu aprofundar o conhecimento da DuPont sobre a associação entre as tecnologias da soja Bt e do inseticida Dermacor®, um tema que segundo eles mobiliza os pesquisadores da empresa há pelo menos três anos.

Dermacor® foi o primeiro inseticida para tratamento de sementes pertencente à classe das Diamidas Antranílicas lançado no Brasil. Trata-se, segundo a companhia, de um produto revolucionário no controle de pragas de solo e foliares. O inseticida, de acordo com a empresa, proporciona efeito residual prolongado e alta seletividade a inimigos naturais das pragas.

Sobre a DuPont

A DuPont traz ao mundo o melhor da Ciência em forma de produtos, materiais e serviços inovadores desde 1802. A companhia acredita que por meio da colaboração com clientes, governos, ONGs e líderes de opinião é possível encontrar soluções para os desafios globais, provendo alimentos saudáveis e suficientes para a população mundial, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e protegendo a vida e o meio ambiente. Para mais informações sobre a DuPont e seu compromisso com a inovação, acesse www.dupont.com.

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo