Sociedade Vegetariana Brasileira – Sobre A Contratação De Jamie Oliver Pela “Sadia”

• Escrito por  Literato Comunicação e Conteúdo
  • Publicado em Demais

Assim como Angélica (autodeclarada “vegetariana”) promovendo embutidos da Perdigão e Roberto Carlos passando vexame ao tentar promover a carne da Friboi, o novo garoto-propaganda da indústria da carne - Jamie Oliver, o idealizador do “Food Revolution Day” e ícone da conscientização alimentar - agora se constrange, desaponta milhões de seguidores e entra em contradição com o seu próprio discurso.

Numa campanha de R$50 milhões, a Sadia fechou contrato com o chef mais famoso do mundo como o garoto propaganda de uma linha de congelados que promete ser “saudável”, “gourmet” e “de maior nível de bem-estar animal”.

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) acredita na multiplicidade de abordagens e formas de conscientização a respeito da criação industrial de animais para consumo e os imensos impactos negativos que esse setor tem sobre os animais, o meio ambiente, os trabalhadores e a saúde dos consumidores. Mas nenhuma dessas abordagens justifica o endosso a uma empresa como a Brasil Foods, dona da marca Sadia - em troca de promessas de melhorias irrisórias na cadeia produtiva.

Não é possível compatibilizar a educação alimentar de qualidade e o bem-estar nutricional com a promoção de uma marca cujo portfólio promove amplamente o consumo de carnes processadas e embutidos – comprovadamente associados a problemas crônicos de saúde e diversos tipo de câncer, conforme reconhecido pela Organização Mundial de Saúde. Mais difícil ainda se considerado o consumo já excessivo de produtos de origem animal pela população brasileira e suas implicações em termos de saúde pública. Além disso, a carne de frango é, hoje em dia, responsável por grande parte dos casos de contaminação e intoxicação alimentar no Brasil e em outros países.

No Brasil, mais de 5 bilhões de aves são mortas anualmente pela indústria da carne, que tem em um de seus principais expoentes a Brasil Foods. São animais que chegam ao peso adulto em pouco mais de um mês, mas cujos ossos sofrem com o crescimento acelerado artificialmente. São animais transportados por longas distâncias, confinados, e frequentemente mutilados.

Se não bastasse, a empresa com a qual Jamie Oliver está "formando um time" (como ele mesmo descreve) não é apenas uma das principais causadoras dos mais graves impactos ambientais diretos e indiretos, nem apenas a responsável pelo confinamento e matança desnecessária de milhões de animais por dia. Conforme o relatório "Moendo Gente" da Repórter Brasil, a BRF tem também inúmeras condenações por condições degradantes de trabalho, em alguns casos análogas à escravidão - e está entre os frigoríficos brasileiros que têm "dezenas de unidades industriais condenadas na Justiça, interditadas, multadas ou processadas por graves problemas na organização do trabalho".

Jamie Oliver, o mundo está desapontado com você. Esperamos que tenha o bom senso de voltar atrás enquanto é tempo.

Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB)