A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

SIL e Qualifio juntas pela excelência

  • Escrito por  Via Pública Comunicação
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

SIL e Qualifio juntas pela excelência

Empresa apoia trabalho da entidade que monitora o cumprimento das normas dos fios e cabos elétricos que possuem certificação compulsória do Inmetro

Instalações elétricas mal planejadas, profissionais não capacitados e utilização de fios e cabos elétricos que não atendam às normas técnicas põem em risco a segurança, o patrimônio e a vida de todos que dependem de energia elétrica. Para a SIL, uma das principais empresas brasileiras na área de fios e cabos destinados às instalações elétricas até 1 kV (baixa tensão), qualidade é prioridade absoluta e, desse modo, atua buscando excelência em todos os aspectos, desde a produção até o relacionamento com clientes e fornecedores.

E como qualidade é palavra de ordem em seu modelo de trabalho, a SIL é uma empresa associada à Qualifio - Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos, entidade sem fins lucrativos, que atua no monitoramento dos produtos deste segmento. Fundada em 1993 por empresas fabricantes de condutores elétricos, a Qualifio tem um histórico de atuação em prol de melhorias no setor, tornando a entidade uma das principais responsáveis pelo monitoramento da qualidade dos fios e cabos que possuem certificação compulsória do Inmetro.

“Entendemos que o trabalho desenvolvido pela Qualifio é fundamental não só para balizar o setor, garantindo a qualidade dos produtos e consequentemente a segurança das instalações que fazem uso desses produtos, mas também para manter uma concorrência leal no mercado, inibindo eventuais amadores que possam se aventurar por esse segmento, colocando em risco vidas e patrimônios”, avalia Nelson Volyk, gerente de engenharia de produto da SIL.

Rigoroso processo de avaliação
Com atuação bastante abrangente em todo o país em conjunto como Sindicel – Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos e com o Procobre – Instituto Brasileiro do cobre, a entidade monitora e identifica certificadoras, fabricantes e comerciantes que operam de maneira irregular, notificando as autoridades competentes.

A Qualifio adquire produtos de marcas aleatórias em todo território nacional, inclusive de seus associados. Essa coleta – sempre de fios e cabos com certificação compulsória do Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – também leva em consideração as denúncias recebidas pelos consumidores e lojistas.

Essas amostras são enviadas a laboratórios credenciados pelo Inmetro, que realizam os testes de acordo com a norma e a portaria do item em questão. Importante ressaltar que é esta portaria que define a certificação compulsória. Com os resultados em mãos, e caso o produto seja certificado pelo Inmetro e apresente não conformidade, a Qualifio avisa o instituto, com o envio do relatório do laboratório, e também comunica a certificadora, o fabricante e o lojista.

Caso o produto não seja certificado, e seja de certificação compulsória, o Inmetro também é comunicado uma vez que é o responsável pela tomada de ações. Nesse caso, se a amostra do produto estiver irregular, o órgão regulador deverá solicitar a retirada do produto do mercado. O lojista, além de não poder mais comercializá-lo, corre o risco de ser multado e, caso continue a vender fios e cabos fora dos padrões, poderá responder criminalmente.

Para conhecer mais o trabalho da Qualifio, acesse http://www.qualifio.org.br/.

Perfil SIL

Somando mais de 40 anos de uma história vitoriosa, a SIL é hoje uma das principais indústrias do Brasil na produção de fios e cabos elétricos até 1 kV (baixa tensão). É reconhecida pela seriedade na política de atuação e na relação com seus clientes e fornecedores, com metas e diretrizes honestas, somadas a iniciativas como avanços tecnológicos, rigoroso controle de qualidade, valorização profissional e respeito ao consumidor. As mais importantes premiações do Brasil recebidas pela SIL nos últimos anos confirmam a liderança da marca no segmento de fios e cabos elétricos. Seu parque fabril está instalado em uma área de 30.000 m², localizado em Guarulhos (SP), possui equipamentos de última geração e capacidade instalada para processar 42 mil toneladas/ano de cobre. Atualmente, a SIL conta com 350 funcionários e 100 representantes em todo o País.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo