TOKIO MARINE SEGURADORA

Tem início a temporada de observação das Baleias Jubarte em Porto Seguro-BA

  • Escrito por  Fabio Borges– Press à Porter Gestão de Imagem
  • Publicado em Demais
  • Imprimir

De julho a meados de outubro é possível contemplar o espetáculo proporcionado pelas baleias que migram para o litoral baiano para se reproduzirem

A cidade de Porto Seguro-BA, além de ser uma das referências nacionais quando o assunto é sol e praia, apresenta atrativos naturais para os turistas. Um dos principais programas oferecidos pelo município do litoral sul da Bahia é a Observação das Baleias Jubarte, cuja temporada tem início em julho, se estendendo até meados de outubro.

Um dos maiores mamíferos do planeta, as Baleias Jubarte migram todos os anos das águas geladas da Antártica, onde se alimentam durante o verão, para o litoral baiano, onde se reproduzem durante o inverno. A espécie já foi intensamente caçada e teve sua população consideravelmente reduzida, mas com o fim da caça, volta a se recuperar, saindo do estado de ameaça de extinção.

Segundo a bióloga Thaís Melo, da Cia. do Mar, que organiza os roteiros para observação das baleias em Porto Seguro-BA, ainda não é possível precisar a quantidade de animais que migram para o litoral sul da Bahia todos os anos e nem quando esse movimento começou. “Com a proibição da caça em 1986, as baleias voltaram a ocupar algumas áreas, que inclui a Costa do Descobrimento”, explica Thaís.

A saída para observação das baleias começa com uma palestra que explica as condições do passeio, as características das baleias, o processo de migração e as dicas de navegação e segurança. O passeio é realizado em um barco tipo lancha e tem duração de pouco mais de 4h de navegação, sendo 1h30 para chegar ao local, 1h de observação e 1h30 para retornar.

Além de terem acesso a várias informações sobre o comportamento das baleias, durante o passeio, os visitantes podem contemplar o canto das mesmas usando o hidrofone, aparelho voltado para a captação dos áudios emitidos pelos animais marinhos. “É um passeio fascinante e de muitas surpresas, por isso, recebemos turistas de diversas partes do Brasil e do mundo, além de moradores e grupos de estudantes”, comenta Thaís.

Para o Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Porto Seguro, Paulo Cesar Magalhães, o passeio é único e a experiência enriquecedora. “Posso afirmar que a observação das Baleias Jubarte é um dos programas com maior potencial turístico que a cidade apresenta, uma vez que oferece conhecimento ecológico além da experiência, que é inesquecível, algo que poucos destinos podem proporcionar”, ressalta Paulo Cesar.

Oito curiosidades sobre as Baleias Jubarte:

O nome científico da Baleia Jubarte é Megaptera novaeangliae, que significa “grandes asas” e “Nova Inglaterra”, local onde a espécie foi reconhecida pela primeira vez;

Estão presentes em todos os oceanos;

Sua gestação dura cerca de 11 meses;

O filhote costuma medir 4 metros e pesar 1,5 tonelada;

Na fase adulta, pode medir até 16 metros e pesar 40 toneladas;

A expectativa de vida é de 60 anos;

No salto, as Baleias Jubarte chegam a expor até 2/3 de seu corpo;

Os machos da espécie cantam para chamar a atenção das fêmeas.

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo