TOKIO MARINE SEGURADORA

O Chamado - Quando o Executivo é o Herói do Próprio Destino

  • Escrito por  Fatos & Notícias
  • Publicado em Demais
  • Imprimir

Livro da jornalista Maria Tereza Gomes traz estudo inédito sobre carreiras de presidentes de empresas no Brasil

O CHAMADO – QUANDO O EXECUTIVO É O HERÓI DO PRÓPRIO DESTINO

Livro da jornalista Maria Tereza Gomes traz estudo inédito sobre carreiras de presidentes de empresas no Brasil

O que o executivo que se torna presidente de uma empresa faz de diferente para chegar ao topo? Amparada por ampla pesquisa, a jornalista Maria Tereza Gomes lançou o livro O Chamado – Você é o herói do próprio destino, voltado para profissionais em todas as fases da carreira e da vida. Nele ela aborda o que ela chama de “atitude de herói”, ou seja, um conjunto de comportamentos comuns entre pessoas que se destacam das demais.

“A atitude fundamental é aceitar o chamado para a aventura, como faziam os heróis da mitologia e das religiões”, diz a autora. “O mais importante é que essa atitude não é exclusividade dos CEOs; pode estar em todos nós.”
Segundo Roberto Lima, presidente da Natura e um dos retratados na obra, “este é um livro fácil de ler e profundo ao mesmo tempo”. Segundo Maria Tereza, o livro vale para o jovem que está iniciando sua trajetória corporativa, para o CEO angustiado com a proximidade da aposentadoria e para pessoas de qualquer idade que desejam empreender sua própria jornada de herói. “Em qualquer fase da vida e da carreira, é preciso entender e aceitar os chamados. É preciso cuidar dos seus medos, parar para repor as energias, aprender com cada derrota e se preparar para o inevitável retorno à vida comum”, diz.

O livro nasceu da pesquisa que a autora realizou para a dissertação de Mestrado defendida na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). A obra, baseada em entrevistas com presidentes de empresas sobre sua trajetória, detectou similaridades com o conceito da jornada do herói, teoria do americano Joseph Campbell. “Mesmo sem perceber, os CEOs contam sua história como se fosse uma grande aventura”, diz Maria Tereza. Foram entrevistados 71 executivos em diversas fases da careira, sendo que destes, somente 5 eram mulheres.
Sobre a autora
Maria Tereza Gomes é jornalista e exerceu cargos de liderança no Grupo Abril, onde trabalhou por 18 anos, como diretora de redação da revista VOCÊ S/A, do Guia EXAME-VOCÊ S/A – As Melhores Empresas para Você Trabalhar. Também foi diretora do canal por assinatura IdealTV, no qual entrevistou 71 presidentes de empresa para o programa Trajetória Ideal. Cursou Jornalismo na Universidade Federal do Paraná e fez mestrado em Administração de Empresas na Universidade de São Paulo. Foi bolsista do Knight-Wallace Fellowship, programa dedicado a jornalistas na Universidade de Michigan, em Ann Arbor (EUA). O Guia dos MBAs, seu primeiro livro, foi publicado em 2000. Vive em São Paulo, onde fundou e dirige a Jabuticaba Conteúdo, produtora especializada em conteúdo audiovisual de negócios.

Entrevistas no YouTube

As entrevistas da série "Trajetórias" com presidentes de empresa de hoje e de ontem pode ser acessadas pelo canal da autora no Youtube. Nelas, Maria Tereza mostra experiências de homens e mulheres que assumiram o controle do próprio destino e compartilham ensinamentos sobre carreira, gestão de pessoas, liderança, a vida, o trabalho e a aposentadoria.
Ficha Técnica:
Obra: O Chamado – Você é o herói do próprio destino
Autora: Maria Tereza Gomes
Site autora: www.mariaterezagomes.com.br
Instagram: @m.terezagomes
Editora Atlas- GEN (Grupo Editorial Nacional)
Páginas: 200
Preço: R$ 49,00
Formato: Impresso e digital

 

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo