Mato Grosso do Sul em forma de poesias

• Escrito por  Joyce Nogueira
  • Publicado em Demais

A poeta Raquel Naveira irá fazer uma grande homenagem ao Mato Grosso do Sul durante a Feira Literária de Bonito (Flib), MS. Ela irá comemorar, no dia 8 de julho, o lançamento oficial da coleção dos melhores poemas de seus 30 anos de carreira, intitulada “Jardim Fechado – Uma antologia poética”.

Ao falar sobre o Mato Grosso do Sul por meio de versos consistentes, a escritora mostra um Brasil que vai além do eixo Rio - São Paulo. A obra reúne vinte poemas significativos, selecionados de cada um dos seus quinze livros de poemas publicados de 1989 até hoje. “Essa antologia tem um clamor de voz da terra e da alma sul-mato-grossenses. Uma alma da fronteira que foi derramada em versos”.

Jardim Fechado é o nome de um poema que encabeça um conjunto de poemas que haviam permanecido inéditos até a publicação desse livro – relata.

A obra é editada pela Vidráguas e tem o apoio da Secretária de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei). O livro em cada capítulo tem uma pequena introdução, informando ainda sobre a quais prêmios a obra foi indicada.

Segundo Carlos Nejar, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e autor do prefácio, a poesia de Naveira é de centelhas que se somam aos fatos, com imagens que rodam no meio de relâmpagos. Para Nejar, a obra traça um grande perfil da autora e de sua trajetória de 30 anos de criação, missivismo, viagens e dedicação ao magistério e à literatura.

Sobre a Flib

Com o tema "Palavra Aberta. Palavra Liberta!", a Feira Literária de Bonito (MS) acontecerá entre os dias 6 e 9 de julho. A proposta do evento é retomar a formação de novos leitores e aproximando o público de diversas formas de expressão cultural.

O homenageado do ano será o escritor Lobivar Matos (1915-1947). Com uma produção literária intensa, o poeta foi autor de obras como Areôtorare: poemas boróros e Sarobá ainda muito jovem, antes dos 20 anos, na vanguarda do Modernismo brasileiro.

Sobre Raquel Naveira:

Nasceu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 23 de setembro de 1957. Formou-se em Direito e em Letras pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB/MS), onde exerceu o magistério superior, desde 1987 até 2006, quando se aposentou e mudou para São Paulo, onde permaneceu por dez anos. Doutora em Língua e Literatura Francesas pela Universidade de Nancy, França. Mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP. Apresentadora do programa literário “Prosa e Verso” pela TV UCDB (2000-2006) e do “Flores e Livros” pela UP TV e pela ORKUT TV. Pertence à Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, à Academia Cristã de Letras de São Paulo e ao PEN CLUBE DO BRASIL.

Contato para adquirir o livro “Jardim Fechado – Uma antologia poética”: