A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Tradicional empório de São Paulo tem sua história contada em livro

  • Escrito por  Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Casa Godinho é o mais antigo estabelecimento da cidade e, em plena forma, comemora seus 127 anos com todo o vigor de um armazém dos velhos tempos que mantém uma impecável coerência desde que abriu suas portas: ali só se vende do bom e do melhor; lançamento acontece no sábado (02)

A Casa Godinho, tradicional empório fundado em 1888 na cidade de São Paulo, tem sua história retratada na obra de Silvia Soler Bianchi, Casa Godinho: um lugar de memória na cidade de São Paulo, publicada pela Editora Mackenzie. O livro será lançado no sábado, 2 de julho, às 11h, na própria Casa Godinho (Rua Líbero Badaró, 340), no antigo centro econômico da capital de São Paulo.

O livro traz à tona aspectos da cidade, colocando holofotes em seu Centro Velho. Em especial, revela a Casa Godinho como um lugar repleto de cores, gostos e cheiros, que evocam uma São Paulo de outros tempos, ainda guardada em suas estantes, em seus ladrilhos hidráulicos, balcões e na qualidade de suas iguarias importadas.

A Casa Godinho é, sobretudo, lembrada na Belle Époque paulistana por imigrantes que buscavam os produtos de sua terra natal. Alguns mais abastados usufruíam de seus produtos regularmente; outros, que lutavam no dia a dia, guardavam cada vintém para degustar, em uma data especial, um de seus produtos, capaz de reavivar memórias distantes ou mesmo perpetuar uma tradição familiar preservada por gerações.

O local exerceu forte representatividade na formação cultural, social e política da elite paulistana, em especial no período de 1888 a 1930, quando os valores dessa classe social encontraram eco nas práticas comerciais da casa, modificando não somente os hábitos alimentares, mas também o consumo de produtos, serviços e valores europeizados.

É nas cidades que as ideias da globalização e da modernidade tomam grandes proporções, levando a uma sistemática destruição das marcas do passado. Em uma cidade como São Paulo, multiculturalista, de experiências díspares, facetada, isso é muito mais evidente. A história da Godinho foi resgatada como um fator fundamental na compreensão de seu papel na formação dos valores da elite paulistana nas primeiras décadas do século XX.

Casa Godinho: um lugar de memória na cidade de São Paulo foi desenvolvido por meio de estudos e pesquisas, que desvendam fatos que se fizeram esquecidos, e que a mercearia representou um lugar em que se pode ancorar a memória. Os lugares de memória são bastante significativos: trazem sentido à história, representam um marco de uma nova era, uma nova forma de se olhar para a história, possuem aspectos nostálgicos e são também um sinal de pertencimento a um grupo, no caso, dos paulistanos.

A Casa Godinho ainda resiste ao tempo e continua a ter seu espaço não apenas na cidade, mas também na memória e no coração daqueles que a frequentam e conhecem sua história. Vale a pena visitá-la!

Sobre a autora

Silvia Soler Bianchi é doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); mestre interdisciplinar em Educação, Comunicação e Administração, psicopedagoga e graduada em Pedagogia e História. É membro titular do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de São Paulo (IHGSP) e envolve-se com pesquisas em História Cultural, voltadas aos temas que tratam dos Lugares de Memória e da importância desses locais na formação da identidade cultural dos indivíduos, bem como Bens Imateriais, História do Cotidiano e Memórias Individuais e Coletivas. É professora universitária e dedica-se à coordenação dos cursos de Pedagogia, História e Letras. Com formação interdisciplinar, trabalha com projetos em que a troca de conhecimento e experiência entre as diversas áreas proporciona a construção de novos olhares e novas percepções de vida e de mundo.

Sobre a Editora
Especializada na publicação de livros acadêmicos e técnico-científicos, a Editora Mackenzie, com mais de 16 anos de mercado, publicou mais de 200 títulos de alguns dos mais renomados pesquisadores do país, nas áreas de Administração, Educação, Engenharia, Filosofia, Letras e Linguística, Psicologia, Teologia, entre outras, contribuindo para o desenvolvimento da educação brasileira.

Serviço
Lançamento: Casa Godinho: um lugar de memória na cidade de São Paulo
Autora: Silvia Soler Bianchi
ISBN: 978-85-8293-303-9
Edição: 1ª
Páginas: 168 (16 x 23 cm)
Ano: 2016
Preço: R$ 50,00

A autora está disponível para comentar o assunto. Para acioná-la basta encaminhar a solicitação para o e-mail: .

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo