Sodexo Benefícios E Sodexo Serviços On-Site Lançam Instituto Stop Hunger No Brasil Para Combater A Fome E A Má Nutrição

• Escrito por  Tamer Comunicação
  • Publicado em Demais

Neste ano, a Servathon - maratona de voluntariado organizada pelo recém-criado Instituto STOP Hunger, mobilizou milhares de voluntários e arrecadou um número recorde de 70,7 toneladas de alimentos, 74,7% a mais do que em 2015

Bandeira da Sodexo em todos os 80 países em que atua, o combate à fome e à má nutrição é alvo da atenção da empresa também no Brasil. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), feita pelo IBGE, mais de 7 milhões de brasileiros ainda passam fome. A fim de contribuir para a mudança dessa triste realidade, a Sodexo acaba de inaugurar no país o Instituto STOP Hunger, que tem em sua missão tornar-se uma força de liderança na luta contra a fome e a má nutrição.

O Instituto vai potencializar as ações de responsabilidade social e sustentabilidade que a companhia tem realizado nos últimos anos, com estímulo ao voluntariado e parcerias em prol do desenvolvimento de comunidades, sempre tendo em vista a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A implantação da entidade no Brasil teve como inspiração exemplos de outros países, como França, Estados Unidos e Peru, e acontece no ano em que são celebrados seus 20 anos no mundo.

“A criação do Instituto STOP Hunger é um importante passo que possibilitará a expansão de projetos e ações sociais das quais nos orgulhamos muito. Sabemos que podemos fazer mais para tornar as comunidades melhores para se viver e contribuir para o combate à fome, à má nutrição e ao desperdício”, destaca o presidente do Instituto STOP Hunger, Fernando Cosenza.

Já para Mauro de Marchi, vice-presidente do Instituto STOP Hunger, a ideia agora é diversificar as iniciativas. “Entendemos que era o momento de ir mais adiante e convidar novos parceiros e voluntários para se juntarem a nós em uma causa que é relevante para toda a sociedade”, salienta.

“O envolvimento da sociedade é fundamental para o trabalho de qualquer ONG. Sabemos que todo ano a campanha Servathon trará muitos alimentos, mas sempre nos surpreendemos, tanto pela quantidade como pela qualidade. Os idosos já ficam aguardando que a empresa venha de novo, pois a Sodexo proporciona uma alimentação diferenciada e um dia especial para eles”, explica Thaís Yuri de Almeida, coordenadora geral do Grupo Vida – Brasil, uma das instituições beneficiadas pela Servathon.

Recorde de arrecadações

Nos meses de abril e maio, o Instituto STOP Hunger realizou a Servathon 2016, maratona mundial de voluntariado que mobilizou milhares de parceiros, clientes, estabelecimentos comerciais, fornecedores, colaboradores, familiares e membros da sociedade em geral a contribuir com doações de alimentos e trabalho solidário.

Em sua 8ª edição no Brasil, a iniciativa superou em mais de 74% o volume de alimentos arrecadados no ano anterior: foram 70,7 toneladas de alimentos doados (frente às 40,5 toneladas em 2015), o equivalente a cerca de 130 mil refeições prontas. Neste ano, a campanha envolveu 31.506 voluntários, que disponibilizaram mais de 33 mil horas de trabalho, beneficiando 92 instituições de diversas regiões do Brasil.

infografico servathon B&I 3-01

Juntas, para fazer mais

A Sodexo tem uma ampla atuação no mercado brasileiro nos segmentos Benefícios e Incentivos e Serviços On-site (que presta serviços terceirizados e integrados de alimentação, infraestrutura e suporte), com um time de mais de 36 mil colaboradores.

A Sodexo Benefícios e Incentivos desenvolve também projetos em parceria com instituições acadêmicas a fim de motivar e orientar a população para o plantio de hortas comunitárias e residenciais.

Já a forte presença da On-site, responsável pela operação de mais de 2 mil restaurantes corporativos, permite à empresa trabalhar com fornecedores locais, promover práticas sustentáveis no preparo das refeições por meio de treinamentos e iniciativas de conscientização, além de desenvolver uma cozinha inteligente, que permite a redução expressiva da utilização de recursos.

Todas essas, além de outras iniciativas, a partir de agora passam a integrar as atividades do Instituto STOP Hunger no Brasil.

Sobre o Instituto STOP Hunger

A Sodexo trabalha diariamente para melhorar a qualidade de vida das pessoas e contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde atua. Além disso, acredita que, para que exista qualidade de vida, é necessário que as necessidades básicas dos indivíduos sejam atendidas.

Com base nessas premissas, em 1996, funcionários da Sodexo dos Estados Unidos criaram o STOP Hunger para oferecer a algumas crianças da região de Boston uma alimentação saudável. Hoje, o STOP Hunger é uma força de liderança global na luta contra a fome e a má nutrição e está celebrando 20 anos de compromisso.

No Brasil, desde 2003, diversas iniciativas STOP Hunger têm sido realizadas de maneira consistente e com importantes contribuições. Com o objetivo de expandir sua atuação, em dezembro de 2015 foi constituído o Instituto STOP Hunger no país. Uma organização independente sem fins lucrativos que envolve os stakeholders da Sodexo (colaboradores, clientes, usuários, estabelecimentos credenciados e fornecedores) e membros da sociedade em geral para a realização de ações e campanhas sociais. Juntos, todos esses públicos geram forte impacto para ajudar a minimizar o cenário da fome no Brasil e no mundo.