TOKIO MARINE SEGURADORA

Tinta descartada nas estações de coleta ajuda na revitalização de muros da cidade

  • Escrito por  Vitória Kennedy
  • Publicado em Demais
  • Imprimir

Parceria do Semasa com movimento social já reaproveitou 300 litros de tinta

Uma parceria do Semasa com o MDDF (Movimento de Defesa dos Direitos dos Moradores de Núcleos Habitacionais de Santo André) tem proporcionado a revitalização de vários muros de áreas públicas da cidade, incluindo os de cinco escolas municipais.

Enquanto o movimento mobiliza a comunidade, o Semasa entra com a doação da tinta para a pintura dos muros. A ação só é possível porque o Semasa reaproveita o produto descartado pela população nas 18 estações de coleta da cidade. Cerca de 300 litros de tinta já foram reaproveitados.

A parceria do Semasa com o MDDF ocorre desde 2015 através do Projeto Nossas Vilas, Vielas e Quintais. Entre os objetivos do projeto está o estímulo à participação das comunidades envolvidas nas transformações ambientais locais.

Escolas – Já ganharam intervenções as Emeiefs Monsenhor João do Rego Cavalcanti (Bairro Santa Maria) e José do Prado Silveira (Sacadura Cabral), além da Creche Maria Delphina de Carvalho Neves (também na Sacadura). As próximas escolas serão as Emeiefs Odylo Costa Filho (Vila Alpina) e Cândido Portinari (Jardim Guarará). Nestas ações, participam alunos, pais e professores.

Também estão com pintura nova os muros, bancos e mesas da praça Seijim Toguchi, no Parque João Ramalho; a fachada do Centro Comunitário do Núcleo Sacadura Cabral; e três muros próximos às áreas verdes do Conjunto Gonçalo Zarco, na Vila Aquilino.

Além da doação das tintas, o Semasa faz parte do conselho gestor do projeto e oferece atividades de educação ambiental para moradores das comunidades envolvidas, como visitas ao aterro sanitário municipal e à Usina de Papel.

Sobre o Semasa – O Serviço Municipal de Saneamento Ambiental (Semasa) é uma autarquia criada em 1969 para cuidar do fornecimento de água e coleta de esgoto em Santo André. A partir de 1997, se torna o primeiro do país a adotar o modelo de saneamento ambiental a integrar todas as dimensões de saneamento: água, esgoto, drenagem urbana, gestão de resíduos sólidos, gestão ambiental e gestão de riscos ambientais, por meio da Defesa Civil. A integração dos serviços agilizou e qualificou as ações da autarquia, além de permitir a articulação estratégica com a Política Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental. Os serviços prestados pelo Semasa têm o certificado NBR ISO 9001/2008.

A respeito de Santo André – A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².

Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal pólo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.

Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2013, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 25,028 bilhões, sendo o 25º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo