Logo
Imprimir esta página

Micro no tamanho, macro no problema: 3 mm que podem comprometer até 60% da produção de milho

Por Reginaldo Sene, engenheiro agrônomo e diretor de tecnologia & Inovação da FMC Agricultural Solutions

Cercosporiose: doença vegetal causada por fungos do gênero Cercóspora. Uma definição tão simples, mas que pode ocasionar perdas consideráveis na sua lavoura. O combate a essa doença tem se acentuado a partir do ano de 2000, no qual houve uma severa epidemia da doença na região sudoeste do estado de Goiás e que se espalhou por todo o País, comprometendo a produtividade dos agricultores.

A importância da cultura do milho tem crescido muito no cenário da produção de grãos no Brasil. Este crescimento é justificado pela capacidade de adaptação do cultivo em todas as regiões produtoras do país, garantindo rentabilidade e resultados positivos na produção do grão. De acordo com a Conab, a produção de milho no Brasil na safra 2014/2015 foi de 84,7 milhões de toneladas e há previsões de melhores números para a próxima safra.

Diretamente proporcional ao crescimento da cadeia produtiva do milho, está a evolução das doenças que atingem essa cultura. A doença causada pelo agente etiológico Cercospora zeae-maydis é considerado umas faz principais doenças na cultura de milho atualmente. Não apenas no Brasil, mas como em todo o mundo, segundo pesquisadores os danos causados pela cercosporiose podem levar perdas que podem variar de 25 a 60% da produção.

Identificação

Os sintomas da doença se originam em manchas de formato retangular de coloração amarelada presente nas folhas da cultura que se tornam necrótico. Na fase inicial tem de um a três milímetros que evoluem, chegando a 7cm de comprimento.

Controle

Por ser uma exclusividade no cultivo de milho, para lidar com a cercosporiose é necessário tomar algumas medidas preventivas tais como: a rotação de cultura nas regiões de ocorrência da mancha com culturas de soja, sorgo, girassol entre outras (visto que o milho é o único hospedeiro da doença); a adubação de acordo com as recomendações técnicas, com objetivo de evitar desequilíbrios nutricionais nas plantas de milho que são favoráveis ao desenvolvimento desse patógeno principalmente no que diz respeito a relação nitrogênio/potássio; e claro, a utilização de um fungicida efetivo.

Visando maior eficiência no controle da Cercopose, a FMC trouxe ao mercado o lançamento do fungicida Authority, que tem sua formulação balanceada com dois ingredientes ativos de mecanismos de ação com alto poder de absorção e movimentação garantindo o desenvolvimento pleno sem comprometer o metabolismo das plantas.

Sobre a FMC

FMC Corporation é uma empresa especializada nos mercados agrícolas, industriais e de consumo que atua globalmente há mais de um século com soluções inovadoras, aplicações e produtos de qualidade. FMC adquiriu a Cheminova em abril de 2015. Em 2014, o faturamento anual da companhia foi de aproximadamente US$ 4,5 bilhões. A FMC emprega aproximadamente 7 mil pessoas no mundo e opera seus negócios em três segmentos: FMC Agricultural Solutions, FMC Health and Nutrition e FMC Lithium. Para mais informações, visite www.FMC.com.

Há mais de quatro décadas no Brasil, a FMC Agricultural Solutions, uma das tradicionais e principais empresas de agronegócio do País, investe em soluções tecnológicas inovadoras e customizadas com pesquisas e desenvolvimento de novas moléculas e formulações químicas e biológicas eficientes no controle e prevenção de pragas e doenças nas lavouras. Com faturamento anual de US$ 820 milhões em 2014, é pioneira em produtos para algodão, líder em cana, com tecnologias para grãos, café, H&F, florestas plantadas, pastagem e outras culturas. O desempenho é resultado do foco da empresa em antecipar e estar sempre pronta em atender as necessidades dos clientes com amplo portfólio, serviços e orientações de especialistas que proporcionam conveniência no dia a dia do produtor e garantia de crescimento do seu negócio, por meio de atuação responsável no campo. A missão da companhia é contribuir com o desenvolvimento da produtividade, rentabilidade do produtor rural e qualidade do agronegócio brasileiro. www.fmcagricola.com.br.

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Copyright ©2002-2016 Clipp Segs - Portal Nacional - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Maxthon, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto