TOKIO MARINE SEGURADORA

Recarbonização: O próximo passo para a indústria de papel

  • Escrito por  GPCom Comunicação Corporativa
  • Publicado em Demais
  • Imprimir

Em apresentação durante o CEO Forum, promovido pela Confederação Europeia das Indústrias de Papel, o CEO da Pöyry, Martin à Porta, defendeu que a indústria abrace a revolução pela recarbonização

A substituição de materiais não renováveis, como metais, minerais e materiais à base de combustíveis fósseis, por biomateriais emergentes permite o aprisionamento do carbono em ciclos de produtos mais sustentáveis. É o que defendeu Martin à Porta, CEO da Pöyry, durante o CEO Forum, encontro anual promovido recentemente pela Confederação Europeia das Indústrias de Papel (CEPI), no qual sugeriu a convergência de dois temas importantes ligados à bioeconomia: a recarbonização dos materiais e a descarbonização da energia.

Tomando por base pesquisa conduzida por Petri Vasara, head de Biofutures da Pöyry, e publicada no documento “The Recarbonisation Trilogy”, à Porta destacou que com o mundo enfrentando a questão das mudanças climáticas e, simultaneamente, testemunhando novos desenvolvimentos em tecnologia e ciências dos materiais, essa convergência transforma a revolução da recarbonização global dos fluxos de materiais em uma oportunidade de negócios multibilionária para a indústria de base florestal.

O CEO da Pöyry destacou ainda que, embora movimente hoje apenas 1% do negócio global de embalagens, plásticos e algodão, em termos financeiros, este negócio equivale a aproximadamente € 10 bilhões em receitas anuais dentro de uma economia sustentável, enquanto ajuda o mundo a enfrentar a questão das mudanças climáticas. “Este número poderia saltar para € 40 bilhões/ano se substituíssemos hoje 1% do volume global de combustíveis fósseis por biomassa já processada na indústria de base florestal”, acrescentou.

Segundo à Porta, novos desenvolvimentos em tecnologia e ciências dos materiais vêm tornando possível e desejável que esses movimentos ocorram. Ele destaca, por exemplo, a lignina, o açúcar, a nanocelulose e o grafeno como exemplos de matérias-primas nas quais a recarbonização pode ser verdadeiramente eficaz. Os três primeiros são à base de carbono, enquanto o grafeno é carbono puro, o que significa que eles têm potencial de mudar radicalmente o mundo dos materiais.

O documento “The Recarbornisation Trilhogy” está disponível no seguinte link:
http://www.poyry.com/news/articles/recarbonisation-revolution

Sobre a Pöyry

A Pöyry é uma empresa multinacional de engenharia e consultoria, dedicada a um modelo de sustentabilidade equilibrada – balanced sustainability – e gestão responsável, que atende, globalmente, a clientes no setor industrial e de energia, e presta serviços localmente a diversos mercados estratégicos. Com atuação focada em qualidade e integridade, realiza consultoria técnica e estratégica e serviços de engenharia sustentados por uma vasta experiência e capacidade de implantação de projetos. Atua nos segmentos de energia (geração, transmissão e distribuição), florestal, papel e celulose, químicos e biorrefinaria, mineração e metalurgia, infraestrutura e água.

No Brasil, a Pöyry iniciou atividades em 1974, tendo criado a sua subsidiária brasileira em 1999. Nesse período, aumentou o seu escopo de atuação, ingressando ainda mais nas áreas de consultoria e gerenciamento de projetos, além dos serviços de engenharia de fábrica. Atualmente, conta com mais de 600 colaboradores no País e atende mais de 50 clientes, de diversos setores.

Globalmente, a empresa possui mais de 6.000 especialistas, além de uma extensa rede de escritórios locais. O faturamento do grupo em 2014 foi de 571 milhões de euros, e as ações da empresa estão cotadas na bolsa NASDAQ OMX Helsinki.

Siga a Pöyry nas redes sociais: Facebook, Linkedin, Twitter e YouTube.

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo