TOKIO MARINE SEGURADORA

Novo financiamento ajuda cidades ao redor do mundo a implementar energia distrital eficiente

  • Escrito por  Rosa Pellegrino – Press à Porter Gestão de Imagem
  • Publicado em Demais
  • Imprimir

No último ano, o mundo se comprometeu para um futuro mais sustentável. A implantação de sistemas de energia distrital eficientes nas cidades pode ajudar a fazer isso acontecer e um financiamento recentemente aprovado irá impulsionar essa implementação e outras ações.

A Fundação Bitten e Mads Clausen, que pertence ao Grupo Danfoss, anuncia 9 milhões de coroas dinamarquesas (1,2 milhão de euros) em novos financiamentos para apoiar a District Energy in Cities Initiative (Iniciativa de Energia Distrital nas Cidades) da Organização das Nações Unidas sob a parceria Sustainable Energy for All (SE4All) e sua Plataforma Aceleradora de Eficiência Energética Global.

Os novos fundos, que serão distribuídos por três anos, irão criar uma equipe de especialistas em energia distrital para apoiar em crescente escala a iniciativa de Energia Distrital nas Cidades, adaptando e desenvolvendo projetos de energia distritais. A equipe vai atender até 31 cidades que foram escolhidas como parte de um amplo processo de consulta para determinar municípios com alto potencial de aquecimento ou refrigeração distrital. Compromissos mais profundos são inicialmente planejados na China, Índia e Sérvia.

“A Fundação Bitten e Mads Clausen e o Grupo Danfoss estão totalmente comprometidos com a ação e a aceleração na eficiência energética. A iniciativa de Energia Distrital nas Cidades foi concebida para ajudar as cidades a desenvolver soluções avançadas de energia distrital. Este é um passo muito importante no cumprimento do Acordo de Paris e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, destaca Niels B. Christiansen, presidente & CEO da Danfoss, ao anunciar a aprovação do financiamento.

De acordo com o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP na sigla em inglês) - District Energy in Cities: Unlocking the potential of energy efficiency - sistemas modernos de energia distrital podem reduzir o consumo primário de energia para aquecimento e refrigeração de edifícios urbanos em até 50%. Sistemas modernos de energia distrital fornecem os únicos meios de usar o calor excedente de usinas de energia e da indústria para fornecer serviços de aquecimento, refrigeração e água quente em edifícios. Os sistemas permitem altos níveis de fornecimento de energia renovável acessível por meio de economias de escala, diversidade de oferta, equilíbrio e armazenamento, tornando-os uma medida fundamental para as cidades e países que visam atingir 100% das metas de energia ou a neutralidade de carbono renovável.

A iniciativa de Energia Distrital nas Cidades é um dos mecanismos de implementação para a Plataforma Aceleradora de Eficiência Energética da SE4ALL, que também é apoiada pela parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a Universidade Técnica da Dinamarca (DTU) e o Ministério Dinamarquês de Relações Exteriores. A parceria vai empregar a nova equipe de especialistas em energia distrital em seus escritórios na cidade da ONU, Copenhagen.

Sobre a Danfoss

A Danfoss desenvolve tecnologias que permitem ao mundo de amanhã fazer mais com menos. Atendemos às necessidades crescentes por infraestrutura, cadeia de alimentos, eficiência energética e soluções adequadas para o clima. Os nossos produtos e serviços são utilizados em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e maquinário móbil. Também atuamos no segmento de energia renovável e em infraestrutura de aquecimento distrital para cidades e comunidades urbanas. A nossa engenharia inovadora começou em 1933 e hoje a Danfoss é líder mundial, empregando 23.400 funcionários e atendendo a clientes em mais de 100 países. Até hoje, somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Saiba mais sobre nós em www.danfoss.com.br.

Sobre SE4ALL e a Plataforma Aceleradora de Eficiência Energética Global

O secretário geral das Nações Unidas Ban Ki-moon lançou o Energia Sustentável para Todos (SE4All) em 2011 como uma iniciativa global para apoiar três objetivos interligados: 1) fornecer acesso universal para modernos serviços de energia; 2) dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética; e 3) dobrar a participação da energia renovável no mix global de energia. A Plataforma Aceleradora de Eficiência Energética foi estabelecida para ajudar a alcançar o segundo desses objetivos ao apoiar ação de eficiência energética acelerada em setores específicos, como energia distrital, iluminação, aparelhos, eficiência veicular, edifícios e indústrias, e é coordenada por um secretariado no núcleo de eficiência energética do SE4All em Copenhagen. A SE4All está ligada tanto às Nações Unidas como ao Banco Mundial e busca trazer negócio, indústria, ONGs e governo e foca em todos os níveis de engajamento da cidade. A iniciativa de Energia Distrital nas Cidades é uma mecanismo chave de implementação para o Acelerador de Energia Distrital da SE4All.

Sobre a parceria UNEP-DTU

A parceira entre UNEP e DTU é uma instituição de pesquisa e consultoria internacional líder em energia, clima e desenvolvimento sustentável. Como um Centro Colaborador do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP na sigla em inglês), a parceira UNEP DTU é uma participante ativa, tanto no planejamento quanto na implementação do Programa de Estratégia de Mudança Climática e Energia da UNEP. Por meio de pesquisa, análise política e atividades de capacitação de edifícios, a Parceria assiste países em desenvolvimento em uma transição para caminhos de desenvolvimento de baixo carbono, e apoia a integração de clima-resiliência no desenvolvimento nacional. A Parceria UNEP DTU compreende dois centros: Centro de Energia, Clima e Desenvolvimento Sustentável, e o Centro de Copenhagen sobre a eficiência energética; do núcleo de Eficiência Energética sob o SE4ALL. Leia mais em www.unepdtu.org.org.

Sobre a iniciativa de Energia Distrital nas Cidades

A iniciativa de Energia Distrital nas Cidades é uma parceria com muitos stakeholders coordenada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), com suporte financeiro da Global Environment Facility (GEF), Danida e Itália. Como um dos cinco aceleradores da Plataforma Aceleradora de Eficiência Energética da SE4All, lançada na Cúpula do Clima em 2014, a Iniciativa de Energia Distrital nas Cidades apoiará os esforços de transformação do mercado para mudar o setor de aquecimento e refrigeração para soluções de energia renovável e eficiente, com o objetivo de dobrar a taxa de melhorias em eficiência energética em aquecimento e refrigeração em edifícios em 2030, e quantificar a redução correspondente em emissões de gases de efeito estufa. Em junho de 2016, a iniciativa está fornecendo apoio técnico para cidades em sete países, incluindo Bósnia e Herzegovina, Chile, China, Colômbia, Índia, Marrocos e Sérvia, para desenvolver projetos modernos de energia distrital e planos de energia distrital em toda a cidade.

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo