Mesmo com crise, e-commerce supera vendas do ano passado nesse dia dos namorados

• Escrito por  Marina Fernandez
  • Publicado em Demais

Floricultura online vendeu 35,78% a mais que no ano passado; rosas vermelhas foram as mais vendidas

O período de recessão tem assustado muitos setores da economia, mas as floriculturas online têm vivenciado justamente o contrário. Aproveitando datas comemorativas e focando em campanhas inovadoras, a loja virtual Isabela Flores, por exemplo, garantiu ótimos resultados e uma aproximação ainda maior com o público.

A empresa é um e-commerce focado na entrega de arranjos, cestas e buquês em diversas cidades brasileiras. O site da loja aposta na qualidade e variedade dos produtos.

O foco é a compra sem sair de casa, oferecendo a escolha dos tipos de flores e arranjos por meio do site. O diferencial fica por conta da entrega, que assegura que o produto chegue até o presenteado no mesmo dia.

A estratégia do Dia dos Namorados foi apostar ainda mais na criatividade e nas redes sociais. “Apostamos em campanhas no Facebook e Instagram para conquistar e fidelizar os clientes. Buscamos estar presentes nesses meios para que a marca esteja mais próxima do consumidor, criando um laço de confiança e credibilidade”, segundo Lucas Buffo, Marketing Manager da Isabela Flores.

A proposta recente era ajudar ainda mais na hora de presentear. Para quem estava distante ou não conseguiu comprar o presente, a loja recebia as histórias do casal por meio das redes sociais e reproduzia uma homenagem especial. Assim, você garantia uma mensagem virtual personalizada à comemoração

O resultado foram mais de 9.200 interações com 62 posts que celebraram o amor de diferentes casais. Foram, ao todo, 268 mil pessoas alcançadas com a ideia, o que garantiu também o sucesso na divulgação da marca e o aumento nas vendas.

A ação recebeu o nome de “Plantão Isabela”, ajudando as pessoas que precisavam presentear seus parceiros na última hora. A hashtag usada foi #PlanteAmor, e o Making Off de todo o processo pode ser conferido no Instagram da marca @isabelaflores.oficial.

Como resultado, o aumento nas vendas superou as expectativas, totalizando 35,78% mais que em 2015. A campanha demonstra que, embora o período de crise gerasse certos receios, a data comemorativa e as estratégias foram efetivas para garantir o sucesso comercial.

Os números foram ainda maiores do que as expectativas do mercado, que apontavam para um aumento de apenas 7,8% nas vendas em relação ao ano passado.

Esses dados são ainda mais significativos para todo o panorama de vendas no ano, já que só o Dia dos Namorados é responsável por 4,5% do total do faturamento em flores do ano todo, segundo dados do Sindiflores (Sindicato do Comércio Varejista de Flores e Plantas Ornamentais do Estado de São Paulo). O destaque é ainda maior para as rosas vermelhas, que são as favoritas dos namorados e somam mais de 60% das escolhas.