Acasc comemora aprovação no Senado da inclusão das cervejarias artesanais no Supersimples
Proposta volta para a Câmara dos Deputados, depois vai para sanção presidencial. Associação lamenta, no entanto, a redução do teto para acesso ao benefício
Foi aprovada na noite de quarta-feira (22), no Senado, as alterações no chamado Supersimples. O conjunto de leis que reduz a burocracia e a carga tributária para micro e pequenas empresas inclui, pela primeira vez, a categoria de cervejas artesanais entre as beneficiadas.
O presidente da Associação das Micro Cervejarias Artesanais de Santa Catarina (Acasc), Carlo Lapolli, diz que é um passo fundamental para o reconhecimento da atividade e viabilização de novos negócios do segmento. "Passamos a ser vistos pelo poder público, o que é um grande avanço se considerarmos que hoje pagamos os mesmos impostos das cervejarias comerciais que faturam mais e têm entre os seus investidores grupos econômicos fortíssimos", comenta.
O lamento da categoria, no entanto, fica por conta da redução do teto do faturamento para R$ 4,8 milhões ao ano. A proposta inicial era R$ 14 milhões. De acordo com Lapolli, essa alteração torna inviável a adesão de mais de 80% das cervejarias. "Embora sejam negócios de pequeno porte e com produção reduzida, os custos envolvidos são altos - dos ingredientes aos insumos básicos – e o faturamento acompanha essa realidade", diz o executivo.
Agora, o projeto retorna para a Câmara dos Deputados para avaliação das alterações no texto e depois segue para sanção presidencial. "É uma vitória que inicia um novo ciclo de batalhas e de trabalho para as entidades. Vamos buscar aproximar os representantes do setor para pleitear novos benefícios", comenta.
Sobre a Acasc
Fundada há dois anos para representar as cervejarias artesanais catarinenses, a Associação das Micro Cervejarias de Santa Catarna (Acasc) é uma entidade privada sem fins lucrativos que reúne produtores de cerveja e fornecedores do negócio. São cerca de 30 associadas de diferentes cidades do estado.
Outra luta da associação é a redução da carga tributária, em especial o ICMS. No entendimento da entidade, ele deve ser equiparado ao vinho artesanal que atualmente já possui um tratamento diferenciado em Santa Catarina.
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".