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Vinícolas Do Sul Da Itália Estão Otimistas Com O Mercado Brasileiro

  • Escrito por  VOICE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
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Empresas italianas apresentam na Expovinis, no Expo Center Norte, novas opções de rótulos ao consumidor

O consumo de vinho no Brasil cresceu 18% nos últimos cinco anos, de acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Em 2015, foram comercializados no País 350 milhões de litros da bebida, 81 milhões dos quais oriundos de importação. De olho nas oportunidades de ampliar os negócios ou na expectativa de entrar no mercado nacional, cinco vinícolas do sul da Itália - Antico Perricone, Tenute Orestiadi Puleo, Terre Del Falerno e Trapani S.R.L) – participaram da Expovinis, maior encontro do setor na América Latina. O país europeu é o 5° maior exportador de vinhos para o Brasil, com 10% de participação. França e Portugal respondem por 14,1% e 11,1%, respectivamente.

"Apesar de os rótulos do Norte serem os mais conhecidos ao redor do mundo, é no Sul que se encontram as uvas de melhor qualidade. E é papel do governo italiano difundir isso ao redor do mundo", disse Erica di Giovancarlo, diretora da Italian Trade Agency (ITA) para o Brasil.

As vinícolas e importadores presentes ao evento dizem que a exportação para o Brasil só não é maior por causa dos impostos, que chegam a 150% e se tornam um impeditivo para a chegada e expansão de novas marcas. “Uma garrafa de vinho que, na Europa custa € 9 ou € 10, no Brasil pode chegar a R$ 120,00”, comentaram os empresários.

Por isso, para as vinícolas, o evento é a chance de trocar informações e encontrar importadores para seus rótulos. “Não tenho dúvida do potencial de crescimento do mercado no Brasil. Qualquer produtor italiano gostaria de estar aqui”, comentou o representante da Azienda Vinicola Puleo.

Com sete rótulos diferentes - três brancos e quatro tintos de safras de 2013 a 2015 -, a Puleo acredita que os vinhos têm tudo para agradar o paladar dos brasileiros.

Entre as novatas, há uma veterana, a Tenute Orestiadi, que participa do evento desde 2013 e já tem rótulos disponíveis no Brasil, por meio da importadora de Daniel França. Representando a vinícola, ele disse que esta participação tem como objetivo buscar supermercados, restaurantes e distribuidores para ampliar as vendas. Para ele, o mercado de vinhos no Brasil está aquecido e as perspectivas são boas. “Entre maio de 2015 e maio de 2016”, crescemos 30%, apesar da crise”, conta.

Sobre o ITA

ITA – Italian Trade Agency – www.ice-sanpaolo.com.br

Instituição governamental que promove a internacionalização das empresas italianas e seus consórcios de exportação. Fornece ampla gama de serviços, como a identificação de possíveis parcerias, organização de encontros de negócios e realização de missões de empresários brasileiros à Itália. Também coordena pavilhões e feiras internacionais, além de promover fóruns e seminários com a presença de especialistas. Tem sede em Roma e atua internacionalmente por meio de uma ampla rede de escritórios ligados às embaixadas e consulados italianos.

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