TOKIO MARINE SEGURADORA

Ocorrência de abelhas e aves comprova eficiência de restauração ambiental

  • Escrito por  Lead Comunicação
  • Publicado em Demais
  • Imprimir

Estudo registra mais de 200 espécies entre polinizadores e aves em Áreas de Preservação Permanente (APPs) restauradas no noroeste paulista

O estudo “Biodiversidade de Polinizadores e Avifauna” registrou 52 espécies de abelhas e 178 espécies de pássaros em Áreas de Preservação Permanente (APPs) restauradas pelo Programa de Educação e Conservação Ambiental Mata Viva®. O número de espécies registradas é bastante significativo para áreas restauradas, considerando-se que existem cerca de 750 espécies de abelhas e 792 de aves registradas em todo o estado de São Paulo. 


Elaborado pela Fundação Espaço ECO® (FEE®), em parceria com o Centro de Estudos de Insetos Sociais (CEIS) do Departamento de Biologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, entre os anos de 2013 e 2014, o estudo teve como objetivo conhecer a biodiversidade de aves e abelhas em propriedades agrícolas que tiveram suas APPs restauradas.

Este estudo foi conduzido em três propriedades rurais de cooperados da Coopercitrus Cooperativa de Produtores Rurais beneficiadas pelas ações de restauração ambiental do Programa de Educação e Conservação Ambiental Mata Viva®, uma iniciativa da BASF implementada pela Fundação Espaço ECO® (FEE®). As propriedades estão situadas nos municípios de Araraquara, Bebedouro e Nuporanga (SP). O estudo evidencia o alinhamento entre produção agrícola e conservação da biodiversidade.

“Ficamos felizes em colaborar com este estudo. Isso mostra como a Coopercitrus está no caminho certo para a sustentabilidade de nossos cooperados. Agora, com esses dados em mãos, podemos reforçar a importância de trabalhar continuamente para incorporar a sustentabilidade no dia-a-dia das propriedades”, afirma Agostinho Mário Boggio, gerente do Departamento Técnico Agropecuário Coopercitrus.

O estudo contribui para o conhecimento sobre a existência das espécies de abelhas nos fragmentos florestais, tema que ainda necessita de informação. Pouco se sabe também sobre o retorno de populações de aves e abelhas em áreas restauradas, o que confere ao estudo grande importância e pioneirismo.

Apesar dos avanços em estudos de indicadores ecológicos que avaliam o sucesso da restauração, a maioria deles só avalia os parâmetros relacionados com a estrutura da vegetação. “O diferencial deste estudo é a avaliação do incremento na população de abelhas e aves, essencial para os processos associados à biologia floral e reprodutiva, tão importantes para a manutenção e perenidade das áreas recuperadas”, explica Sara Juarez Salles, gerente de Educação para Sustentabilidade e Conservação Ambiental da Fundação Espaço ECO®.

Para quantificar o número de espécies foram realizadas expedições de campo, nas quatro estações do ano. Entre as 52 espécies de abelhas registradas, 33 estavam presentes em Araraquara, 40 em Bebedouro e 42 em Nuporanga. A Apis melifera foi a única espécie não-nativa encontrada e foi a mais abundante em todas as áreas avaliadas, a não ser ela, todas as demais espécies são daquela região.

Entre as 178 espécies de aves, pertencentes a 47 famílias, havia oito espécies consideradas com algum grau de ameaça de extinção no estado de São Paulo. Em Araraquara o estudo registrou 109 espécies, em Bebedouro 139 e em Nuporanga registraram-se 138 espécies.

A pesquisa reafirma o compromisso da FEE® de gerar e compartilhar conhecimentos em sustentabilidade aplicada, contribuindo com informações qualitativas e quantitativas sobre a recuperação da biodiversidade em Áreas de Preservação Permanente restauradas e situadas em importantes regiões produtoras de cana e café. “Com a informação científica gerada pelo estudo contribuímos para o debate sobre a redução dos impactos ambientais, o uso de recursos de forma mais ecoeficiente, demonstrando que é possível conciliar a conservação ambiental e produção agrícola tecnificada”, conclui Sara Juarez Salles, gerente de Educação para Sustentabilidade e Conservação Ambiental da Fundação Espaço ECO®.

Sobre a Coopercitrus
A Coopercitrus ( Cooperativa de Produtores Rurais), fundada em 1976, possui um quadro de mais de 25 mil cooperados. Sua atuação abrange todo o Estado de São Paulo e Minas Gerais. A cooperativa mantém uma das maiores redes de fornecimento de insumos agrícolas, máquinas e implementos do país, além de ser a maior acionista da Cooperfértil (Cooperativa Central de Fertilizantes), com fábrica localizada em Campinas, a Cooperfértil é capaz de produzir 250 mil toneladas anuais de formulações com nutrientes básicos e micro nutrientes. Entre as atividades da COOPERCITRUS estão: Shoppings Rurais, lojas de insumos (fertilizantes, defensivos, produtos veterinários, ferragens) postos de combustíveis, concessionárias Valtra e máquinas e implementos, usina de beneficiamento de sementes e grãos, produtos para nutrição animal, departamento técnico agropecuário, setor de meio-ambiente e a empresa Agripetro TRR (Transportadores Revendedores Retalhistas). A cooperativa realiza ainda, desde 1999, a Feacoop (Feira de Agronegócios COOPERCITRUS) com o objetivo de proporcionar boas condições de negócios aos produtores rurais.

Sobre a Fundação Espaço ECO®
Inaugurada em 2005, a Fundação Espaço ECO® foi instituída pela BASF – empresa química líder mundial – com o apoio da GIZ, agência de cooperação técnica internacional do governo alemão. Ela está situada em São Bernardo do Campo/SP em uma área de aproximadamente 300 mil m² considerada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo pela UNESCO. A Fundação Espaço ECO® é um Centro de Excelência em Sustentabilidade Aplicada com a missão de promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade, transferindo conhecimento e tecnologia, especialmente pela aplicação de soluções em socioecoeficiência e educação para a sustentabilidade, focando os aspectos sociais, ambientais e econômicos. Mais informações sobre a Fundação Espaço ECO® estão disponíveis no endereço www.espacoeco.org.br e em www.facebook.com/fundacaoespacoeco.

Sobre a BASF
Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. Os 112 mil colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 70 bilhões em 2015. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com.br.

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo