Teste da Quimatic Tapmatic comprova que fluido de corte diminui torque na usinagem e aumenta vida útil de máquinas e ferramentas

• Escrito por  Edson Barros
  • Publicado em Demais

A fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic acaba de divulgar os resultados de um teste que compara os efeitos da usinagem realizada com e sem fluido de corte.

Simulando uma operação de rosqueamento, o teste foi feito com equipamento de precisão e comprova que na usinagem com fluido ocorre uma redução de pico de torque (força necessária para rodar ou virar objetos) de cerca de 30% na comparação com o ocorrido na usinagem a seco. Em resumo, 16N.m com lubrificação contra 24N.m sem o óleo.

“Essa diferença evidencia as várias vantagens da usinagem com fluido de corte, entre elas menor temperatura durante o trabalho, menor gasto de energia, além do aumento de vida útil de máquinas e ferramentas”, enfatiza Marcos Pacheco, químico Sênior da Quimatic Tapmatic. “Outro diferencial é que a redução de atrito e de temperatura alcançada com o fluido garante melhor acabamento para as peças, sem a necessidade de diminuir a VC (velocidade de corte) ou aumentar a RPM (rotação por minuto).”

A Quimatic Tapmatic utilizou no teste material em Aço Carbono ABNT 1020, com ferramenta HSS (aço rápido) de canal helicoidal M8 x 1,25mm, em rotação de 280 rpm e velocidade de corte de 7m/min. O fluido de corte escolhido foi o Quimatic 1, óleo integral para todos os metais, exceto alumínio. A empresa possui uma linha completa de fluidos que atendem todos os tipos de materiais e necessidades. Acesse o link para mais informações: