SIL orienta: Aproveite as festas juninas e julinas com atenção

• Escrito por  Via Pública Comunicação
  • Publicado em Demais

SIL orienta: Aproveite as festas juninas e julinas com atenção

Enfeites, vestimentas a caráter, muita música, quitutes deliciosos e brincadeiras típicas. Chegaram as festas juninas e julinas, eventos que garantem bons momentos de diversão com família e amigos, mas que requerem muita atenção: de quem organiza e de quem só vai aproveitar.

Do lado dos organizadores, é preciso certos cuidados. Dois deles essenciais: somente profissionais qualificados podem realizar instalações elétricas e apenas a concessionária de energia está apta a conceder autorização e fazer ligação provisória para o fornecimento de energia, largamente utilizada nessas ocasiões. As famosas gambiarras não são definitivamente aceitas e podem trazer sérias consequências. Ninguém, além do profissional, poderá fazer uma análise sobre o correto dimensionamento dos componentes e sobre a execução da instalação elétrica utilizada para tais ocasiões.

Caso a festa seja feita em um local onde já tenha fornecimento de energia pela concessionária, será preciso uma avaliação de um profissional qualificado para definir a previsão de carga a ser utilizada na festa, e comparar com a capacidade de fornecimento da instalação já existente. Se a carga for maior que a capacidade de fornecimento, deve ser feita uma consulta à concessionária. Outra hipótese é buscar a redução de consumo de energia na festa. Se não houver fornecimento de energia, caso de festas em locais públicos, como ruas e praças, é necessário solicitar à concessionária uma ligação provisória para atender exclusivamente o período do evento. Essa solicitação segue protocolo específico e exige um profissional legalmente habilitado.

Com a modernização dos aparelhos, e das festas, hoje é possível encontrar os mais variados eletrodomésticos nesses espaços. A distribuição da energia elétrica na festa deve contar com a proteção de disjuntores para proteger a instalação contra sobrecarga e curto-circuito. Também recomenda-se, para ambiente externo, o uso do dispositivo DR, que protege as pessoas contra choques elétricos. Desse modo, toda barraca, por menor que seja, deve possuir disjuntor e dispositivo DR.

Além disso, os enfeites com as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços devem ser feitos com materiais isolantes, biodegradáveis e não podem, em hipótese alguma, ser afixados próximos da fiação da rede elétrica. Barracas, palanques e palcos precisam estar instalados com distância mínima da rede aérea, definida pela concessionária.

Tome nota

Chamar um profissional qualificado, que saberá empregar técnicas e materiais adequados;

Condutores elétricos instalados no piso devem ser protegidos por eletrodutos ou canaletas para evitar que sejam danificados e aumente o risco de choques elétricos e curtos-circuitos;

O mais recomendado é que os condutores elétricos utilizados nestas aplicações tenham cobertura além da isolação. Os mais indicados são os condutores com isolação elétrica de 0,6/1 kV;

Toda barraca, não importa o tamanho, deve possuir pelo menos um dispositivo geral de proteção contra sobrecargas e curtos circuitos (disjuntores) e choques elétricos (dispositivo DR);

Certificar-se de que os fios estejam em bom estado e bem isolados e conectados nos pontos de conexão;
Equipamentos elétricos devem ser instalados em locais secos e abrigados da chuva.

Perfil SIL

Somando mais de 40 anos de uma história vitoriosa, a SIL é hoje uma das principais indústrias do Brasil na produção de fios e cabos elétricos até 1 kV (baixa tensão). É reconhecida pela seriedade na política de atuação e na relação com seus clientes e fornecedores, com metas e diretrizes honestas, somadas a iniciativas como avanços tecnológicos, rigoroso controle de qualidade, valorização profissional e respeito ao consumidor. As mais importantes premiações do Brasil recebidas pela SIL nos últimos anos confirmam a liderança da marca no segmento de fios e cabos elétricos. Seu parque fabril está instalado em uma área de 30.000 m², localizado em Guarulhos (SP), possui equipamentos de última geração e capacidade instalada para processar 42 mil toneladas/ano de cobre. Atualmente, a SIL conta com 350 funcionários e 100 representantes em todo o País.