Logo
Imprimir esta página

Observatório debate compensações ambientais dos grandes empreendimentos nas Unidades de Conservação da Baixada Santista

Reunião aberta ao público ocorrerá na próxima terça-feira (21/06), das 13h30 às 18h30 na Associação Comercial de São Vicente

O Observatório Litoral Sustentável promoverá na próxima terça-feira (21/06), das 13h30 às 18h30, no Auditório da Associação Comercial de São Vicente, um debate aberto à população sobre o tema "Mapeamento das compensações ambientais dos grandes empreendimentos às Unidades de Conservação". O endereço é Rua Jacob Emmerich, 1238, Parque Bitaru, São Vicente.


Apesar de não ser de conhecimento da maioria da população, sempre que grandes empreendimentos impactam áreas naturais, os órgãos licenciadores exigem que as empresas façam compensações ambientais e/ou realizem estudos de casos aplicados a esses locais.

"O objetivo desse encontro é ampliar a discussão e apresentar a gestores e conselheiros como se dá o processo de distribuição dos recursos das compensações ambientais, que devem ser destinados à manutenção e criação de novas unidades. Dessa forma a sociedade consegue entender, influenciar e participar mais das decisões", explica o advogado do Observatório, Paulo Romeiro.

Aberta ao público, a 4ª Reunião Extraordinária da Câmara Temática Grandes Empreendimentos, Setor Imobiliário e Transformações Regionais da Baixada Santista ocorrerá em conjunto com a 44ª Reunião do Conselho Gestor da APA Marinha Litoral Centro. A reunião terá a participação do IBAMA/Santos; da Fundação Florestal; da APA (Área de Proteção Ambiental) Marinha Litoral Centro; do Conselho Parque Estadual Xixová-Japuí; do Conselho Parque Estadual Marinho Laje de Santos; do Conselho Núcleo Itutinga-Pilões Parque Estadual Serra do Mar (PESM); do Conselho Núcleo Bertioga PESM e Conselho do Núcleo Curucutu PESM, que juntos formam o "Conselhão" das Unidades de Conservação do Litoral Centro.

Unidades de Conservação
O governo brasileiro protege as áreas naturais por meio de Unidades de Conservação (UC). Para garantir a manutenção dos recursos naturais a longo prazo foi instituído o Sistema Nacional de Conservação da Natureza (SNUC), com a promulgação da Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000.

A Lei do SNUC representou grandes avanços à criação e gestão das UC nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal), pois ele possibilita uma visão de conjunto das áreas naturais a serem preservadas. Além disso, estabeleceu mecanismos que regulamentam a participação da sociedade na gestão das UC, potencializando a relação entre o Estado, os cidadãos e o meio ambiente.

Serviço

Data: 21/06/2016 (terça-feira), aberta ao público

Hora: 13h30 às 18h30

Local: Auditório da Associação Comercial de São Vicente (Rua Jacob Emmerich, 1238, Parque Bitaru, São Vicente)

Compartilhar::
Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Copyright ©2002-2016 Clipp Segs - Portal Nacional - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Maxthon, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto