Natura ouve consumidores para renovar sua principal ferramenta de vendas

• Escrito por  Textual Comunicação
  • Publicado em Demais

A partir de pesquisas com consultoras e consumidores, revista da marca é reformulada e dá origem ao Espaço Natura

A partir deste mês de junho, a revista da Natura ganha cara nova e passa a se chamar Espaço Natura. Cada detalhe foi repensado a partir dos resultados de um ano de pesquisas sobre o comportamento de consumidores e consumidoras – realizadas em Porto Alegre, São Paulo e Recife –, estudos semióticos e monitoramento com eye tracking. O novo projeto busca expressar a identidade de marca e potencializar o negócio, por meio de uma prazerosa experiência de venda e de consumo. Com aproximadamente 2,5 milhões de exemplares distribuídos a cada ciclo de vendas, a publicação tem uma das maiores tiragens do país.

O portfólio, antes organizado por marcas, passa a ser agrupado por categorias, de forma a atender diferentes perfis de consumidores. Com linguagem leve, o Espaço Natura privilegia a exposição dos produtos ao longo da revista e em composições autorais na abertura de cada seção. “As pesquisas revelaram que o que mais chama a atenção do consumidor na revista são os produtos. Por isso, eles ganharam maior destaque e aparecem mais vivos, mostrando toda a beleza e sofisticação do nosso portfólio”, explica Renata Eduardo, diretora de Ativação Brasil.

A nova revista traz também seções exclusivas de lançamentos e novidades, presentes e promoções. Atendendo a um pedido das consultoras, foi criado um espaço exclusivo no verso da publicação para que cada uma delas inclua nome e dados para contato, facilitando a localização por seus clientes.

O Espaço Natura foi lançado como piloto em São José dos Campos (SP), em abril deste ano, e, agora, ganha distribuição nacional. “A venda direta é a alma de nosso negócio, e o Espaço Natura é a vitrine mais importante de nossos produtos e uma poderosa ferramenta de construção de marca. Mergulhamos a fundo no comportamento de compra dos nossos consumidores e avaliamos o papel da revista no processo de venda das consultoras, a fim de levar inovação ao mercado”, diz o vice-presidente comercial da Natura, João Paulo Ferreira.

Os principais destaques da primeira edição do Espaço Natura são os lançamentos das linhas Chronos (cuidados com o rosto), Aquarela (maquiagem) e Tododia (cuidados com o corpo).

A reformulação da revista faz parte da estratégia da multinacional brasileira de modernizar a venda direta, com novas ferramentas para empoderar as 1,4 milhão de consultoras da marca no Brasil e melhorar continuamente os serviços ao consumidor. No ano passado, a empresa trouxe inovação ao canal ao oferecer à sua rede de consultoras um pacote de mobilidade, com chamadas, dados e torpedos no celular, aplicativos para gerir pedidos e novos meios de pagamento.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. Líder no setor de venda direta no Brasil, registrou R$ 7,9 bilhões de receita líquida em 2015, possui mais de 7 mil colaboradores, 1,9 milhão de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação B Corp, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. A estrutura da companhia no Brasil é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, um hub logístico em Itupeva (SP) e centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Nova Iorque (EUA). Detém o controle da fabricante australiana de cosméticos Aesop, com lojas em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte. Produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as consultoras através da revista Espaço Natura, pela internet na Rede Natura rede.natura.net ou por meio do app Natura. Para mais informações sobre a empresa, visite www.natura.com.br e confira os seus perfis nas seguintes redes sociais: Linkedin, Facebook, Twitter, Youtube e Instagram