Primeira rodada da Copa UPP 2016 começa neste final de semana (04 e 05/06)

• Escrito por  Giovanni Mourão
  • Publicado em Demais

A comunidade do Caju, terceira colocada do torneio do ano passado, é a equipe mais esperada para este sábado

A Copa UPP 2016, oportunidade especial para moradores e policiais investirem em integração social e em seu futuro, começa neste final de semana. O campeonato será realizado entre os dias 4 de junho e 30 de julho, aos sábados e domingos. O torneio é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado do Rio de Janeiro, com realização da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) e conta com o apoio da Universidade Estácio de Sá e do Instituto Masan.

Já na primeira rodada, o torneio promete um duelo interessante: a comunidade do Caju - que garantiu a medalha de bronze na Copa UPP 2015 e o título de torcida mais animada - encara no sábado (04/06), pelo grupo C, a comunidade da Chatuba, que ficou com a 32ª colocação. A equipe do Caju aposta as suas fichas em seus dois artilheiros da última edição, Eduardo da Silva e Orlando Silva: cada um marcou seis gols no campeonato. A partida será realizada no Estádio Ítalo del Cima, em Campo Grande, às 9 horas.

Também no sábado (04/06), pelo grupo B, a equipe da Formiga - que conseguiu chegar às quartas-de-final da última competição - encara a comunidade do Batan, eliminada nas oitavas-de-final do torneio. O jogo será no CBMERJ Guadalupe, às 9 horas. O time da Formiga tem como sua maior esperança de gols o jogador Anderson Silva, que também marcou seis gols.

Já no domingo (05/06), a equipe do Salgueiro joga contra o time da Babilônia/Chapéu Mangueira pelo grupo D. Na edição passada, o homem-gol da comunidade tijucana foi Alex dos Santos, que guardou a bola na rede cinco vezes na competição. A partida ocorrerá às 9h no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande.

Neste mesmo dia, fechando a rodada, o time da Rocinha enfrenta o Andaraí às 11h no Estádio Ítalo del Cima. O grande destaque do jogo é o Luiz Mendes, de 75 anos, da comunidade do Andaraí, que ficou em 11º lugar em 2015. Seu Luiz, como é conhecido na comunidade, comenta que sua paixão por futebol começou cedo e, desde então, não conseguiu parar de jogar: ‘’Quem me conhece sabe que sou fominha. Ano passado estava doido para entrar. Jogo regularmente três vezes por semana desde os 12 anos. Estamos preparados para esse ano”.

Os 90 integrantes das três primeiras equipes da competição receberão bolsas de ensino à distância. Também serão sorteadas seis bolsas de graduação e/ou pós-graduação presencial na Universidade Estácio de Sá entre as três equipes mais bem colocadas. Os árbitros de todos os jogos são selecionados pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ), que promove o torneio, viabilizado por meio da Lei Pelé. Serão realizados 12 jogos neste final de semana, distribuídos em três estádios. Clique e confira a tabela da primeira rodada: